Ubuntu 22.04 não bloqueia a Tela

Olá pessoal, venho por meio deste pedir uma ajuda…
Estou usando atualmente o Ubuntu 22.04 LTS, porém não consigo bloquear a tela, logo quando formatei conseguia bloquear normalmente, porém agora não consigo mais, esse é um recurso que uso frequentemente pois saio várias vezes da minha mesa de trabalho.
O que fiz até agora pra tentar resolver, mas não resolveu:

• Tentei trocar o teclado.
  • Tentei trocar o atalho para bloqueio de tela para outras teclas, porém sem sucesso, por default ele vem com o (Super+L).
  • Testei os outros atalhos e funcionaram perfeitamente.
  • Tentei logar no Ubuntu com o Gnome sobre XORG e somente Gnome, porém sem sucesso em ambos.
  • Instalei o pacote gnome-tweaks, porém sem sucesso também.
  • Tentei bloquear via linha de comando, mas fica um vazio eterno após a execução do comando.
    Enfim, não sei mais o que fazer, já fuçei por todo o sistema pra consertar, mas não descobri o que pode ter acontecido que parou de bloquear, fico no aguardo da ajuda da comunidade, valew.

Como paliativo enquanto vc não descobre o que houve, vc pode deslogar da sessão toda vez que se ausentar.

Também estou com o mesmo problema do Alef. Como paliativo, criei outro usuário no SO e quando quero bloquear a tela sem fazer logof vou em “Alterar usuário”. Dessa forma não preciso encerrar a sessão ativa só para bloquear a tela. Caso alguém passou por isso e conseguiu resolver sem “pedala” posta ai p gente.

Pessoal, consegui resolver de forma definitiva usando esse comando:

gsettings set org.gnome.desktop.lockdown disable-lock-screen false

Mais detalhes no link: