Ubuntu 22.04 LTS - Crash Blender 3.3.0

Instalei o Ubuntu 22.04.1 LTS no meu Laptop (Intel i7 - 7500U, RAM 20gb DDR4, SSD M2 nVME 256gb, HD 2tb, Geforce 940MX 2gb ) e depois fiz todos os procedimentos de atualização do sistema, inclusive dos drivers gráficos (estou usando o nvidia-driver-515).

Meu problema esta na utilização do Blender 3.3.0, ao realizar qualquer procedimento de extrução ou subdivisão dos polígonos, o Blender congela por alguns segundos e fecha. Já removi e tornei a instalar…mais o problema persiste.

Poderiam por gentileza, me sugerir alguma forma de resolver esse problema? Já estou pensando até em migrar para o Fedora ou para o Mint na tentativa de não ter mais que lidar com isso.

Olá!

Primeiro teste ele utilizando o desktop com X11.
Se ainda ficar travando ai parte para investigações mais minuciosa ou troca de distro como pensou.

A linha 940MX é um hardware mais legacy e mesmo que o driver consiga subir não esta na zona de segurança da Nvidia. Então é meio que loteria utilizar ela com o Wayland, entende? Eu tive que forçar o X11 no meu note também porque ele tem um 730GT que é ainda mais antiga, mas acho que mesma arquitetura Kepler que a sua usa tbm e elas não estão na linha de testadas pela Nvidia. Sacanagem, mas é a política de obsolescência da empresa lá.

Daí, na tela de login vai la na engrenagem e muda para trabalhar o desktop com o X11 e depois conta se ficou mais estável. Claro, caso seja sua vontade, rs.

Ah, observação o Ubuntu é a distro e suporte oficial da Blender Foundation.

Outra coisa: é Snap? Testou versões .deb e flatpak?

Pois é, depois que vc mencionou fui verificar se eu estava usando X11 ou Wayland…eu já estava usando o X11. Agora vou experimentar o desktop com Wayland…vai que rola.

Uma coisa que ainda não tinha feito depois de instalar o Ubuntu, foi adicionar o ppa do Oipaf para manter o Mesa Driver atualizado. Fiz isso e consegui resolver parcialmente o problema, pois o Blender não esta mais fechando “do nada”, mas continua apresentando alguns travamentos quando aplico alguns modificadores.

1 curtida

Já testei as versões do Blender em Snap e Flatpak, deu o mesmo problema…vou tentar a “.deb” para ver se tenho um resultado diferente.

1 curtida

Veja o quanto vc tem de swap e qual é o valor da swappiness. Ao tentar fazer o que vc quer, observe no monitor do sistema uso de RAM e CPU. Pode ser que role um estouro de RAM e o EarlyOOM, pra não travar o sistema, feche o Blender. Aí vc precisa ver como gerenciar esse problema

Experimente iniciar o Blender a partir da linha de comando, para poder rastrear à possível causa destes crashs, pois a depender de sua saída, pode já ter sido reportado aos canais oficiais, alem disso poderá reportar com maior clareza aos devs… Segue uma lista de 45 Problemas de alta prioridade, com alguns reportes, causando travamentos e/ou fechamento automático da aplicação → Developer Portal - developer.blender.org

1 curtida

Já estou trabalhando durante algumas horas no Blender, e aparentemente, depois que fiz as seguintes mudanças, o problema encerrou:

01 - Desinstalei o Blender na versão snap, e instalei a “.deb” da loja de aplicativos Gnome.
02 - Atualizei o drive da nvidia.
03 - Instalei o ppa do Oipaf para atualizar o Mesa Driver.

Estou trabalhando no desktop X11. Tentei no Wayland mas também deu Crash.

Valei galera! Obrigado pela contribuição de todos.

2 curtidas

Legal!

Se de fato resolveu depois coloque a marcação de solução no seu post pra ficar o registro no tópico.

#sucesso

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.