Ubuntu 22.04 com interferência entre bluetooth e wifi

Bom dia comunidade.

Recentemente instalei o ubuntu 22.04 junto ao w10 surgiu um problema que não estou conseguindo encontrar solução:

quando conecto algum dispositivo bluetooth no note a internet fica absurdamente ruim

No w10 os dois dispositivos funcionam juntos corretamente, entretanto no ubuntu estou tendo esse problema.

Primeiro que para conectar na minha caixa de som preciso “esquecer” e depois pareá-la novamente (o que é o de menos, na verdade). Se não faço isso, o dispositivo conecta e passados dez segundos desconecta sozinho. Só com a caixa de som, o fone de ouvido conecta e mantém.

Depois que tanto ela quanto o fone de ouvido quando conectados fazem a conexão wifi ficar péssima, e aqui é o pior dos problemas.

Muito parecido com esse topico aqui: Internet lenta com fone bluetooth conectado , que não teve resposta.

Alguem poderia me dar uma luz?

Obrigado a todos pela atenção!

Olá!

Hum… me parece que é driver equivocado.
Liste as informações de hardware para saber qual o chipset da sua controladoras de rede e de bluetooth.

Os note Dell dessa geração normalmente utilizam os broadcom bcr e existem algumas variantes de drivers que mesmo que funciona não usam o hardware adequadamente. Então tem que ver qual exato é o seu para que funcione correto e performático.

Busque aqui no fórum tópico como expor todas as specs e cole.
lspci
inixi -F
etc…

1 curtida

Tive o seguinte retorno:

marrocs@marrocs-Vostro-3550:~$ lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev b5)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b5)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 5 (rev b5)
00:1c.7 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 8 (rev b5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM67 Express Chipset LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port Mobile SATA AHCI Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 06)
09:00.0 Network controller: Intel Corporation Centrino Wireless-N 1030 [Rainbow Peak] (rev 34)
0b:00.0 USB controller: NEC Corporation uPD720200 USB 3.0 Host Controller (rev 04)

Cheguei a ir no site da Intel e baixar o drivre do Intel Corporation Centrino Wireless-N 1030 mas não teve resultado.

EDIT: baixei e movi para a pasta /lib/firmware

https://wireless.wiki.kernel.org/en/users/drivers/iwlwifi

https://manpages.ubuntu.com/manpages/jammy/man4/if_iwn.4freebsd.html

Comecei a fazer uma pesquisa aqui, mas por hora não poderei avançar.
Por aqui ja começa a ter ideias de possíveis caminhos para buscar soluções.

Muito obrigado pelas indicações

baixei essa versão de 4 semanas e movi para a pasta /lib/firmware. Reiniciei o PC e também desativei o “fast startup” do Windows10

mas nada mudou. Conectei a caixa de som e 10 segundos depois ela desconectou sozinha. Em seguida conectei o fone de ouvido e o wifi parou de funcionar.

Vi que esse segundo link diz algo sobre compilar o driver no kernel e depois incluir uma série de linhas nas configurações do mesmo. Estou procurando formas de fazer isso e assim que tiver algum retorno posto o resultado

Muito obrigado

Sei que o tópico é antigo, mas eu enfrentei esse problema recentemente e por isso acabei chegando até aqui. Como vi que não foi colocado uma solução definitiva para o problema, se mais alguém chegar até aqui também pelo mesmo problema, no meu caso, o que resolveu foi uma dica que encontrei neste link..

Sempre que eu conectava um fone bluetooth a internet ficava absurdamente lenta, enquanto no Windows 11 funcionava corretamente.

Basicamente é colocar o Wi-Fi para operar na banda 5GHz.