Ubuntu 20.04 travando ao inicializar tela preta

Bom dia!

Recentemente decidi usar o Linux Ubuntu 20.04.2 e resolvi instalar com dual boot conforme o tutorial do Dio: Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2021 - YouTube

Consegui instalar e na primeira reinicialização consigo logar no Ubuntu e atualizar e fazer as devidas instalações. Mas ao reiniciar, consigo logar no Windows 10, mas NÃO CONSIGO INICIALIZAR O UBUNTU, seleciono no Grub, mas fica na tela preta piscando o cursor do mouse e não saí disso.

Reinstalei duas vezes o Ubuntu e sempre o mesmo erro, o Windows consigo usar normalmente, vi alguns posts sugerindo atualizar os drivers de video da nvidia, também fiz mais sem sucesso.

Na Bios desativei o RST, inicialização rápida e a parte de segurança.

Me notebook é um Acer Aspire 5 A515-54G-53GP Core i5 10th Windows 10.

Aguardo ajuda, pois estou louco para utilizar o Ubuntu sem ser por meio de virtualização, obrigado.

Bem-vindo @fabriciopires!

Bom, primeiramente preciso saber de algo. Pelo modelo do seu laptop, vejo que sua placa utiliza UEFI. Sabe se o penboot foi criado em MBR ou GPT?
O Windows possui um toggle no Painel de Controle\Energia e Suspensão chamado Inicialização rápida (igual na BIOS), deve estar desativado para que funcione corretamente.
Também deve prestar atenção na partição na qual o GRUB foi instalada. Geralmente deve ser, pro caso de UEFI, na /dev/sda1, montada como /boot/efi.

1 curtida

@Kobreq obrigado pela ajuda, vamos lá:

Bom, primeiramente preciso saber de algo. Pelo modelo do seu laptop, vejo que sua placa utiliza UEFI. Sabe se o penboot foi criado em MBR ou GPT? MBR

O Windows possui um toggle no Painel de Controle\Energia e Suspensão chamado Inicialização rápida (igual na BIOS), deve estar desativado para que funcione corretamente: Não sabia desta opção e desabilitei, mas não inicializou o Linux

Também deve prestar atenção na partição na qual o GRUB foi instalada. Geralmente deve ser, pro caso de UEFI, na /dev/sda1, montada como /boot/efi: Eu não conseguir ver onde o grub está instalado, mas consigo escolher em qual SO desejo entrar, mas ao aparecer o logo da Acer, logo após ele trava na tela preta com o cursor piscando

Seguem mais algumas informações para que eu possa ser ajudado:

Partição de instalação do Linux: /dev/nvmeOn1p5 ext4
BIOS:
SATA Mode: AHCI
Fast Boot: Disabled
Boot Mode [UEFI] (não consigo alterar se é que existe a possibilidade)
Secure Boot Disable

No aguardo por ajuda :grinning:

Não deve alterar, se já veio assim o seu Windows também está em UEFI. Crie o penboot em GPT e tente reinstalar o Ubuntu.

2 curtidas

Cara, já tive um problema desse. O que resolveu temporariamente é simplesmente apertando Ctrl + Alt + F3 e depois apertando novamente Ctrl + Alt + F1, e assim inicializava o sistema. Descobri que era por causa da Nvidia. Não sei se pode ser esse o seu caso.

1 curtida

Uma coisa percebi que nós temos quase mesmo notebook exceto pelo SSD nvme de 512GB no meu que é A515-53G-59C0. Você pode se decepcionar com Ubuntu 20.04 LTS, pois tem esse bug chato do Gnome 3.36:

E também travava facilmente o bagulho da última vez que testei.

Então estou usando Ubuntu 20.10, essa versão funcionou muito bem para meu notebook. Tive boa experiência com essa versão.

Fica uma dica aí caso vc tenha mesmo problema que meu. Flw! :wink::v:

1 curtida

@Guilherme_Henrique apertando os atalhos que você sugeriu, conseguir chegar a tela de login, uma solução legal, mas não sei se quero fazer isso toda vez que reiniciar o notebook hahaha Mas é uma luz!

Sobre a Nvidia, acredito que seja isso mesmo, mas atualizei e não funcionou, estou pensando em seguir seu conselho que você seugeriu de instalar a versão 20.10, mas me tire uma dúvida que sou novato do Ubuntu, no site diz " Ubuntu 20.10 comes with nine months, until July 2021, of security and maintenance updates". Então após esta data, terei que reinstalar a outra vesão? Ou recebo notificação ao atualizar? Outra pergunta, qual a diferença entre instalar a versão 20.04 para a 20.10?

Antes também vou tentar a solução do @Kobreq em criar o penboot em GPT, no aguardo!

A diferença entre Ubuntu 20.04 e Ubuntu 20.10 é que 20.04 vai ter mais tempo de suporte já que é uma LTS. Vai ter 5 anos de suporte se não me engano.

Já 20.10 tem versões mais recente dos pacotes e também versão mais recente da interface Gnome, que é Gnome 3.38, porém a 20.10 tem menos tempo de suporte que é 9 meses, se não me engano. Quando sai uma nova versão aparece a notificação para atualizar o sistema. Mas nem sempre pode dar certo. Às vezes vai ter que fazer instalação limpa.

1 curtida

Faz seguinte também, na hora de instalar Ubuntu 20.04, não conecte a internet e também não marque a opção de instalar hardware gráfico ou algo assim, não lembro direito, mas vc vai saber quando vir.
Depois de instalado, conecte a internet e atualiza o sistema.

Estou falando isso pois dava alguma coisa errada na instalação do Ubuntu 20.10 e quando fiz esse passos, instalou direitinho.

2 curtidas

Exato.
“Instalar hardware de terceiros” isso realmente já me deu dor de cabeça… É algo isolado mas complica na instalação e pós instalação, durante o uso as vezes. Eu nunca mais uso esta opção.

2 curtidas

@Guilherme_Henrique e @Kobreq a solução foi as sugestões que vocês dois deram:

1. Reinstalei o Ubuntu 20.04 com o penboot em GPT (criei utilizando o Rufus);

2. E ao instalar o Ubuntu 20.04 com o penboot em GPT, NÃO conectei a internet durante o inicio da instalação e NÃO marquei a opção para instalar hardware gráfico na tela que escolho por instalação normal ou opções avançadas. Na segunda inicialização, aí sim conectei a internet e atualizei.

Enfim, assim tanto o Windows 10 quanto o Ubuntu inicializaram normalmente.

OBS==> Na BIOS o SATA Mode tem que continuar AHCI, mas ativei o FAST Boot e o Secure Boot e não tive problemas.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.