Ubuntu 20.04 trava totalmente

fiz isso e depois mudei a sequência de boot pra reconhecer o ubuntu e não entrar diretamente no windows.
vou deixar o notebook ligado pra observar se o travamento vai acontecer.

1- sim, esse é meu primeiro e único linux (em dualboot com o Windows 10)
2- As vezes ele travava enquanto eu digitava ou quando estava em modo de suspensão (ele ligava a tela e travava).
3- Depois de algumas horas de uso contínuo, por exemplo: depois de passar uma tarde inteira mexendo com arquivos (texto, imagem e pdf) e navegando na internet (realizando tarefas voltadas para o estudo).
4- Acredito que não (pelo menos não diretamente), já que desconheço os termos.

Será um bug com o smt? Desative e faça o teste.

Para saber a resposta de 4 e 5, abra um terminal e digite para 4: neofetch, printe e cole a imagem aqui
Para 5, digite ainda no terminal: free -h
Ali deve dizer se tem Swap ou não. Se estiver Swap em 0, é pq não tem, aí teria que criar o arquivo de Swap

você poderia me dizer como eu posso fazer isso?

Já podemos descartar problemas com falta de swap (ela existe, tem que ver como é o seu uso, mas imagino que esteja no padrão, não deveria dar problemas) e que vc tem o driver mesa, por ter GPU Intel.
Agora, para ver os PPAs, printa no “atualização e software” que repositórios vc tem ativados (serão vários prints), acho que é a segunda ou terceira aba… aproveita e manda um sudo apt update e manda um print das telas pra ver se não tem algum erro ali nos repositórios… ajuda o pessoal a detectar algum erro

Eu tenho um tópico justamente para isso:

1 curtida

1 curtida

certo! irei ver se o travamento ainda persiste.

1 curtida

É, parece que tá tudo certo aí… já dá pra eliminar erros no APT

Estava com um problema bem parecido… desativei o uso da ACELERAÇÃO DE HARDWARE dos navegadores (Firefox e Chrome) e do app Franz (que fica ativo sempre rodando em background - whatsapp/email)… não tive mais travamentos… a história de instabilidade do ubuntu com alguns gpus já é antiga…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.