Ubuntu 20.04 ou derivados congela no Dell G3 3590

Bom dia, toda vez quando tento ou consigo instalar (no caso do popOS) o ubuntu congela(trava) não consigo fazer mais nada, nem no modo texto para ver o que acontece, porém no fedora 32 roda de boas.
Desde já agradeço

Boa tarde, como sua placa é hibrida o travamento pode ser por conta do driver nouveau.

Veja na resposta abaixo que há um vídeo no canal do @CanalOCaraDoTI2 que explica como fazer a instalação de forma correta.

Pior que não dá certo, pois eu pensei nisso e fui instalar logo o popOS já com a placa da nvidia, depois que inicio o sistema ele trava na tela de login e não sai mais.

Quando estiver na tela do grub peça para editar a linha do boot e adicione a opção “nouveau.modeset=0” e veja como o sistema vai se comportar.
Depois quando estiver dentro do sistema instale o driver da nvidia pelo gerenciador de drivers.

1 curtida

Complementando a fala do @jridel, fiz um vídeo mostrando como por esse comando no Grub >>> Como instalar Linux em notebooks com placas híbridas - Tutorial #9 - YouTube <<< . É no Mint mas server pro Ubuntu e distros q usam ele como base.

1 curtida

Tentei, mas travou do mesmo jeito.
Instalei do modo seguro, e depois de iniciar o ubuntu instalado com o comando travou.

Também não estou conseguindo fazer rodar, nem com o Ubuntu 20.10 e Nvidia Versão 450.

Vocês podem até conseguir usar, porém terão problemas com HDMI, som, Wifi e monitores externos! Até consigo usar, mas depois de um tempo fica insustentável com tantos problemas de drive!

Eu tenho um desse que comprei no final do ano passado e até agora não tive problema nenhum. A uníca distro que tive um pouco de problema quando testei foi com o manjaro que não reconhecia o driver de som. Será que não pode ser algum defeito que tenha vindo junto ou sei lá ? Dependendo do que for, a dell da supporte pra ubuntu.

O meu é o 3579, geração anterior senão me engano, estou usando o Mint desde 30/06/2020 sem problemas. O monitor conectado via HDMI é um LG full-hd