[Ubuntu 20.04] Nautilus não faz acessos remotos

Instalei o Ubuntu 20.04 e percebi que através do Nautilus não estou mais conseguindo acessar meus locais de rede: smb://<ip_server>/compartilhamento.

Tenho usado o Ubuntu desde a versão 16.04 e sempre funcionou este acesso. Será que falta a instalação de algum pacote, configuração ou permissão?

Vi algumas pessoas com este bug no beta, também tive ao testar agora, uma pena ainda não terem corrigido.

Tu pode tentar editar o arquivo de configuração (smb.config). Foi assim que consegui fazer funcionar aqui.

sudo gedit /etc/samba/smb.config

Já dentro do arquivo abaixo de:
workgroup= WORKGROUP

Digite o seguinte e depois de salvar reinicie o PC:

client min protocol = NT1
server min protocol = NT1

Espero que também funcione com você.

2 curtidas

Tem esse bug mesmo, tem outro bug com quem usa teclado padrão americano também, tem partes da interface que ao escrever o cedilha aparece Ć. Acredito que ao poucos vão corrigir esses bugs, por enquanto tem soluções manuais como essa do @henriquead7 que funcionam.

@henriquead7, funcionou parcialmente. Após a configuração, foi possível entrar no diretório compartilhado, mas navegando entre as subpastas, ele trata tudo como se fossem diretórios e não arquivos.

Uma das maneiras que consegui encontrar para resolver o problema, foi criando uma entrada no /etc/fstab. Assim consigo criar atalhos dentro do Nautilus onde, apenas clicando sobre eles, já monta o filesystem. Não é tão prático quanto a navegação direta do Nautilus, mas ajudou bastante.

Boa, ajudou muito, parabéns e obg.

Não seria só instalar o pacote cifs-utils?