Sistema:
Ubuntu 20.04 Lts em dual boot com Windows 10
O particionamento foi feito deixando 100 Gb para windows, 50 GB para o /, e mais ou menos 90 Gb para o /home.
Problemas percebidos
Ao tentar desligar ou reiniciar o sistema o processo não é concluído e a mensagem de bloqueado por mais 120 segundos aparece. Conforme imagem abaixo.
Galera quero compartilhar aqui com vocês um procedimento que deu certo pra mim, após muitas tentativas diferentes, inclusive com outras distros.
ATENÇÃO: Muito cuidado com os comandos a seguir, não me responsabilizo por nenhum eventual problema no seu sistema, estou apenas compartilhando um procedimento que funcionou pra mim após dezenas de tentativas. Dito isto vamos lá.
PASSO 1
Antes de iniciar o sistema na tela do Grub escolha a opção “Opções avançadas para Ubuntu”
PASSO 2
Escolha a opção que tem “recovery mode”
PASSO 3
Escolha a opção “root - ir para o terminal em modo root”
PASSO 4
Entre com o comando
init=/bin/bash
-De acordo com esse site abaixo esse comando serve para inicializar o sistema, nesse caso em pelo terminal.
PASSO 5
Insira os seguintes comandos abaixo e pressione enter (um por um) :
echo 1 > /proc/sys/kernel/sysrq # enable sysrq
echo o > /proc/sysrq-trigger # immediately power off
Segundo o site abaixo esses comandos servem para dizer ao sistema desligar o computador imediatamente sem sincronizar o sistema de arquivos, desligar daemons de espaço do usuário, etc.
Ainda estou pesquisando esse problema e suas causas mas, pelo menos até ao momento, o sistema está operando bem.