[Ubuntu 20.04] [Erro ao desligar] INFO: task shutdown:1 block for more then 120 seconds

Equipamento:
Lenovo Ideapad 310,
Proc: i3 6100U, 2.30Ghz x 4 (2 Core físicos + 2 Core virtuais - 4 Threads),
RAM: 4 GB
SSD 240
Grafico: Intel HD 520 (Integrado)

Sistema:
Ubuntu 20.04 Lts em dual boot com Windows 10
O particionamento foi feito deixando 100 Gb para windows, 50 GB para o /, e mais ou menos 90 Gb para o /home.

Problemas percebidos
Ao tentar desligar ou reiniciar o sistema o processo não é concluído e a mensagem de bloqueado por mais 120 segundos aparece. Conforme imagem abaixo.

Galera, alguém já se deparou com esse erro antes? alguma ideia do que está acontecendo com o kernel?

Vou fazer essa thread para ir atualizando os testes já efetuados.

Resetar configurações de fábrica - failed

clean e dpkg no recovery mode - failed

Galera quero compartilhar aqui com vocês um procedimento que deu certo pra mim, após muitas tentativas diferentes, inclusive com outras distros.

ATENÇÃO: Muito cuidado com os comandos a seguir, não me responsabilizo por nenhum eventual problema no seu sistema, estou apenas compartilhando um procedimento que funcionou pra mim após dezenas de tentativas. Dito isto vamos lá.

PASSO 1

Antes de iniciar o sistema na tela do Grub escolha a opção “Opções avançadas para Ubuntu”

PASSO 2

Escolha a opção que tem “recovery mode”

PASSO 3

Escolha a opção “root - ir para o terminal em modo root”

PASSO 4

Entre com o comando

init=/bin/bash

-De acordo com esse site abaixo esse comando serve para inicializar o sistema, nesse caso em pelo terminal.

PASSO 5

Insira os seguintes comandos abaixo e pressione enter (um por um) :

echo 1 > /proc/sys/kernel/sysrq  # enable sysrq
echo o > /proc/sysrq-trigger     # immediately power off

Segundo o site abaixo esses comandos servem para dizer ao sistema desligar o computador imediatamente sem sincronizar o sistema de arquivos, desligar daemons de espaço do usuário, etc.

Ainda estou pesquisando esse problema e suas causas mas, pelo menos até ao momento, o sistema está operando bem.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.