Ubuntu 20.04 demora ao voltar do modo suspensão

Olá, amigos.

Não sei se isso ocorre com algum de vcs, mas o Ubuntu está demorando pelo menos uns 30 segundos para voltar do modo suspensão do sistema.

Estou usando em um notebook da Dell (Inspiron 14R i5 3a geração - 6 Gb RAM - SSD 240 Gb). Ao fechar a tampa do notebook o sistema entra em modo de suspensão. Ao abrir a tampa do note aparece a tela do Ubuntu, com a mensagem para pressionar qualquer tecla.

Aí ao pressionar uma tecla… preciso esperar uns 30 a 40 segundos para habilitar o campo da senha.

Será que isso é normal ??

1 curtida

Não é normal, uso em um HD (7200 rpm, bem mais lento que o SSD mencionado acima) e volta instantaneamente, porem o meu está configurado para apagar a tela mas nunca desativar as atividades no HD.

Hum, interessante.
Vou verificar essas configurações.

Obrigado.

1 curtida

Quando vc instalou o sistema fez a instalação automatica? E tem memoria swap?

Não foi automático. O particionamento foi personalizado. Tem sim uma partição swap.

Que esquisito. No meu note com a versão 18.04 LTS, mesmo com HDD, volta na hora. Veja se a distro está atualizada e revisa as configurações de energia no Gnome Control Center.

Olá pessoal boa noite,
Percebi essa lentidão no meu notebook somente quando estou utilizando a placa Nvidia. Quando estou utilizando o modo on demand ou intel, após mexer o mouse ou apertar alguma tecla o sistema volta da suspensão quase que instantaneamente.

1 curtida

@sergiooseko, acontece no meu notebook também. Tenho SSD e processador i7. Não era pra fazer isso, ainda não encontrei a solução. Além de demorar, alguns programas como o navegador ficam com falha de renderização, tenho que fechar e abrir novamente para resolver.

Se você já encontrou uma solução, por favor informe aqui.

Olá, Matias.

Pra ser sincero, acabei desistindo de usar o Ubuntu. Estou usando o Elementary OS (5.1.7). Vou aguardar o Ubuntu 20.10, mas creio que não vai resolver muita coisa. Gosto muito do Gnome, mas acho que consome muito recurso do meu hardware.