Ubuntu 20.04 decepcionou, qual distro usar para programação?

Estava esperando o ubuntu 20.04 para atualizar meu ambiente de desenvolvimento. Atualmente sou desenvolvedor backend Java e gostaria de saber do pessoal qual distro usam que tornam a configuração do ambiente tão amigável quanto o ubuntu faz.

2 curtidas

Por que tanta decepção?

Várias outras distros usam como base o Ubuntu, como: PopOS, Mint e Elementary. Então dependendo do que você não gostou no 20.04, não vai mudar muito você migrar para elas.

Fora isso tem o Manjaro, que é baseado no Arch, o Fedora, o Debian, …

2 curtidas

Uso o Lubuntu faz um tempo. Já fiz alguns projetos em Java pro estágio e faculdade, mas a distro nunca foi problema.
Não sei se seu problema é a instalação do Java, mas eu instalo facilmente com esse PPA:

wget -qO - "https://keyserver.ubuntu.com/pks/lookup?op=get&search=0x1cc3d16e460a94ee17fe581cea8cacc073c3db2a" | sudo apt-key add -

echo "deb http://ppa.launchpad.net/linuxuprising/java/ubuntu focal main" | tee /etc/apt/sources.list.d/linuxuprising-ubuntu-java-focal.list

echo debconf shared/accepted-oracle-license-v1-2 select true | sudo debconf-set-selections

sudo apt install oracle-java14-installer

Eu também trabalho com programação e acho a base do Ubuntu muito boa. O Fedora é muitobom também, especialmente por sempre trazer o suporte para as versões mais novas das linguagens, mas eu não consigo me acostumar com o sistema em si (gerenciador de pacotes, drivers, suporte à placas nvidia, …).

Porém, sempre dá para instalar essas coisas todas no Ubuntu, seja manualmente, por PPAs ou pelos “gerenciadores de versões” (rvm, por exemplo). E uma dica é usar o update-alternatives --config java para alterar a versão do Java dinamicamente. Dá para deixar várias instaladas e ir alterando conforme for preciso.