Ubuntu 20.04 decepcionou, qual distro usar para programação?

Estava esperando o ubuntu 20.04 para atualizar meu ambiente de desenvolvimento. Atualmente sou desenvolvedor backend Java e gostaria de saber do pessoal qual distro usam que tornam a configuração do ambiente tão amigável quanto o ubuntu faz.

2 curtidas

Por que tanta decepção?

Várias outras distros usam como base o Ubuntu, como: PopOS, Mint e Elementary. Então dependendo do que você não gostou no 20.04, não vai mudar muito você migrar para elas.

Fora isso tem o Manjaro, que é baseado no Arch, o Fedora, o Debian, …

2 curtidas

Uso o Lubuntu faz um tempo. Já fiz alguns projetos em Java pro estágio e faculdade, mas a distro nunca foi problema.
Não sei se seu problema é a instalação do Java, mas eu instalo facilmente com esse PPA:

wget -qO - "https://keyserver.ubuntu.com/pks/lookup?op=get&search=0x1cc3d16e460a94ee17fe581cea8cacc073c3db2a" | sudo apt-key add -

echo "deb http://ppa.launchpad.net/linuxuprising/java/ubuntu focal main" | tee /etc/apt/sources.list.d/linuxuprising-ubuntu-java-focal.list

echo debconf shared/accepted-oracle-license-v1-2 select true | sudo debconf-set-selections

sudo apt install oracle-java14-installer

Eu também trabalho com programação e acho a base do Ubuntu muito boa. O Fedora é muitobom também, especialmente por sempre trazer o suporte para as versões mais novas das linguagens, mas eu não consigo me acostumar com o sistema em si (gerenciador de pacotes, drivers, suporte à placas nvidia, …).

Porém, sempre dá para instalar essas coisas todas no Ubuntu, seja manualmente, por PPAs ou pelos “gerenciadores de versões” (rvm, por exemplo). E uma dica é usar o update-alternatives --config java para alterar a versão do Java dinamicamente. Dá para deixar várias instaladas e ir alterando conforme for preciso.

Caso o problema seja a interface Gnome, ai você pode tentar uma das várias outras opções (Ubuntu flavours | Ubuntu). O Mint deve lançar a versão 20 baseada no Ubuntu 20.04 até o final do Junho. O Elementary também já está trabalhando na nova versão. Então o que não falta são opções de interfaces.

Embora minha máquina seja um i5, com 8gb de memória, pessoalmente prefiro o Xfce, consome menos memória e recursos, me dando a oportunidade de aproveitar melhor o hardware disponível.

1 curtida

Trabalho com programação especificamente com C++ e Java, usava anteriormente o Gentoo mas a menos de um ano migrei para o Debian e não me arrependo em nda, o Debian é muito estável, rápido e todas as ferramentas necessárias estão disponíveis para ele e caso não tenha pode compilar e gerar um .deb facilmente.

3 curtidas

Mantenho um programa escrito em C no… Kubuntu 20.04.

Uso POP!_OS para trabalhar e é só alegria, muitos podem dizer que é a mesma coisa que usar Ubuntu, As principais diferenças que sinto são o Gnome mais fluído, curto a abordagem mais pura com menos Tweaks, não curto a Ubuntu Dock.

Possui também um repositório rico, baseado no Ubuntu, porém com mais pacotes.

1 curtida

É uma resposta difícil que só você testando consegue descobrir. Vê se consegue testar em máquina virtual.

Eu testei várias:

  • KDE NEON: Não deu certo porque tava com bug no gerenciamento de memória, onde o consumo parecia crescer do nada.

  • Linux Mint: Não consegui ocultar a barra de título, pode parecer bobeira, mas me incomoda, de resto é uma distro perfeita.

  • Debian LXQT: Não consegui configurar rede bridge no Docker.

  • Fedora 31: Foi um parto para configurar VPN, e não consegui botar o docker pra funcionar.

  • POP OS: Tudo de boa até então.

Só porque algumas distros não tenham funcionado para mim não quer dizer que não funcionem para outras pessoas, então ressalto, só testando para saber.

No meu caso, venho utilizando o Ubuntu 20.04 por alguns dias e a Ubuntu Software é um pesadelo. As pesquisas por aplicativos funcionam de forma bem precária, os resultados das pesquisas mostram uma falta de curadoria devido a inexistência de ícones para aplicativos como a Steam ou aplicativos mainstream como o Telegram que ficam escondidos, sem contar nos processos de instalação que ficam ocultos como se não estivessem ocorrendo, forçando você a clicar em “Instalar” novamente para poder ver a barra de progresso. Está praticamente inviável eu considerar recomendar o Ubuntu 20.04 para alguém que quer usar Linux no Desktop. A experiência para usuário que o Ubuntu 20.04 está oferecendo é horrível e instável, porque até mesma a Ubuntu Dock está causando instabilidade, fazendo com que o sistema congele.

3 curtidas

Sim, concordo com tudo. Porém, todos esses problemas são causados especialmente pela Snap Software, que pode ser substituída por outra bem facilmente (basta desinstalar o Snap e instalar a gnome-software). Concordo que fica difícil de recomendar, principalmente para uma pessoa sem muita experiência, mas é um problema contornável e que não acontece em outros “sabores” do Ubuntu. Ou seja, a base Ubuntu continua sendo boa, mas o ambiente que a Canonical montou para a versão principal do Ubuntu é realmente bem ruim.

2 curtidas

É exatamente isso. Não tem o que reclamar da base Ubuntu, é uma base poderosa, o problema que eu vejo a um tempo é a falta de comprometimento em entregar uma experiência digna para o usuário final. O Mint e o Pop!_OS, por exemplo, conseguem entregar para o usuário uma experiência muito mais polida e agradável do que o Ubuntu. Eu vejo alguns que tentam aliviar para o Ubuntu dizendo “mas essa distribuições usam o Ubuntu como base”, sendo que no fim do dia não importa. O Ubuntu não começou do zero, o Ubuntu não é um projeto independente, o Ubuntu é um filho do Debian. O que importa no fim do dia é que os filhos do Ubuntu estão conseguindo fazer um trabalho muito mais bem feito com a base Ubuntu do que o próprio Ubuntu e essa é a grande crítica, principalmente porque a Canonical tem recursos para fazer o que um grupo pequeno de desenvolvedores fazem com o Mint, por exemplo.

7 curtidas

Verdade, é inegável que o pequeno time do Mint entrega muito mais que o grande time da Canonical.

Na verdade a Canonical foi muito prematura em adotar no 20.04 o Snap Store, que está ainda cru e não tem atrativos melhores que o tradicional Gnome Software. Até o Xubuntu 20.04 migrou para o Snap Store. Uma das poucas flavors oficiais do Ubuntu que manteve o Gnome Software foi o Ubuntu Budgie.

2 curtidas

Aconteceu comigo novamente então eu decidi gravar.

Peek 23-05-2020 23-48

Aqui por hooby programo em python no arch, e é uma delicinha rs.

tanto usando o vscode quanto o proprio terminal…

XFCE sempre é o mais confiável em estabilidade e desempenho :sweat_smile:

Me acostumei com o VSCode e não consigo voltar atrás haha

Na atual base 20.04 está sendo consumido vários MBs a mais, porém, não é o fim do mundo.

cara tenta o debian acho que poderia ser uma boa alternativa

1 curtida