Ubuntu 20.04 - Como Compactar pastas

Na distribuição 18.04 era super fácil compactar pastas, clicávamos sobre a pastas com o botão direito já tinha a opção compactar e escolhia a extensão que queríamos compactar, instalei a versão 20.04 não temos essa opção no botão direito, como devo fazer para compactar pastas e arquivos no ubuntu 20.04

Falta-lhe algo, verifique se o pacote file-roller-nautilus ou algo parecido está instalado (deduzindo que você está utilizando o Ubuntu padrão com GNOME), isso integra o compactador ao gerenciador de arquivos, se não resolver pode reportar um bug para a Canonical :wink:

Captura de tela de 2020-10-22 10-10-04

Xterminator muito obrigado por me ajudar, eu utilizo gnome 3.36.3, eu tenho o pacote file-roller, mas nao tenho pacote file-roller-nautilus, vou mostrar como aparece
foto
mas nao tem a opção de compactar

Verifique diretamente no gerenciador de arquivos, pode ser um problema da extensão que adiciona ícones a área de trabalho, diretamente no gerenciador de arquivos é para ter essa opção, caso contrário é bug.

Obrigado pelo gerenciador tem a opção sim

Então está certinho, a questão dos ícones na área de trabalho é pano pra manga, fizeram a extensão para providenciar isso, mas não espere muita coisa dela.
Por padrão o GNOME não utiliza ícones na área de trabalho já fazem uns 7 ou 8 anos e nas versões anteriores do Ubuntu optaram por utilizar uma versão desatualizada do gerenciador de arquivos (nautilus), depois vieram com a extensão, se eles querem tais recursos então deveriam contribuir com código no gerenciador de arquivos para ter tal função como opcional, essas gambiarras que eles fazem geram mais problemas desnecessários.

Isso é a área de trabalho do gnome-shell, sem ícones e sem dash.
2012

2020

Aí não aparece mesmo não, abre o Gestor de Arquivos (nautilus) e abre a pasta “Área de Trabalho” ou “Desktop” que vai funcionar

1 curtida