Ubuntu 20.04.3 Monitor VGA não reconhece após atualização

Boa tarde Pessoal.
Tenho um AMD Ryzen 3 3200g, faz algum tempo que utilizo o ubuntu 20.04, porém, me deparei com uma situação recentemente muito ruim. Utilizo 2 monitores, um no HDMI e outro no VGA o monitor VGA simplesmente não da sinal e nas configurações de monitores do sistema aparece somente o HDMI.

Para este caso fiz o seguinte:

• Testei o monitor VGA em outras máquinas e funciona perfeitamente (porém era windows);

• Ao criar um pendrive bootável com linux iniciei o sistema por ele, o monitor VGA reconheceu, porém, com uma resolução muito baixa;

• Decidi então formatar o meu pc, ao formatar o monitor VGA subiu, mas, com resolução baixa… isso eu resolvi via xrandr forçando uma resolução ao monitor, mas, ao desligar o pc e ligar novamente as configurações não ficam salvas.

• Testei também com uma placa de vídeo NVDIA GT210, ambos monitores subiram, mas, não obtive exito em atualizar os drivers deles e mais uma vez o monitor VGA é reconhecido com uma resolução baixa.

Até ai a conclusão que cheguei foi a seguinte, em uma instalação limpa do ubuntu sem atualização de drivers de terceiros o monitor VGA funciona, mas, com resolução baixíssima. Consegui chegar a essa conclusão no momento que atualizei o linux, após isso o monitor VGA não é reconhecido. Para finalizar também testei com o Linux Mint e Ubuntu 18, sem sucesso.

Será que pode ser algo relacionada a alguma atualização recente do linux? Agradeço vocês desde já.

Olá, também estou com o mesmo problema, estava usando o Ubuntu 18.04 LTS utilizando o monitor do notebook e também um monitor Dell normalmente. Porém, optei por fazer a atualização para o Ubuntu 20.04.3 LTS e veja so a surpresa, so funciona o monitor do notebook e o monitor externo não funciona mais, ja tentei de tudo e não liga mais. Se algum tiver alguma informação que seja util para resolver o problema, agradeço.

[ ]s