Ubuntu 19.10 não inicia a Area de trabalho após digitar usuario e senha

Ubuntu 19.10 não ininicia area de trabalho apos digitar usuario e senha, lembrando que coloquei pra iniciar automaticamente sem pedir senha mas mesmo assim esta pedindo e quando vou digitar não me dá nenhuma mensagem de erro simplesmente volta na tela de login novamente, estou em dual boot com windows 10

1 curtida

xOlá @andersonmusk tudo beleza?

Confirma se o problema não é o driver de vídeo que está sendo carregado, se você está usando o Noveau experimenta adicionar “nomodeset” no carregamento do Grub. Se está usando o driver proprietário, confirma se está usando a versão correta: placas antigas devem usar o driver 39x e placas mais recentes devem usar o 43x.

:vulcan_salute:

1 curtida

Isso aconteceu comigo em 2 ocasiões:

  1. Diretório /home não foi montado por alguma razão;
  2. Sistemas de arquivos / montado como somente leitura;

Como verificar

  1. Dar login pelo terminar virtual e verificar se o /home/user está montado certinho e tem acesso de escrita (touch arquivo.txt)
  2. Tentar criar um arquivo no /tmp (touch /tmp/arquivo.txt)
1 curtida

Isso aconteceu comigo tbm e eu fiz 3 instalações limpas, porém o erro pesiste. Estou utilizando o driver Nvidia e mesmo assim o erro ocorre.

1 curtida

Quando isso acontece comigo, geralmente é porque mantenho a partição /home. Se o sistema não setar o usuário corretamente, como eu sempre mantenho o nome do usuário, aí não consigo entrar. Nesse caso, faço o seguinte:
Teclo a combinação Crtl + Alt + F2 (ou F3, ou F4) O que importa é aparecer o prompt de login no modo texto.
Faço o login com a senha que cadastrei. Mesmo com erro nas permissões do diretório do usuário, consigo logar.
Em /home, executo o seguinte comando:
chown -R (dono do diretório) (nome do diretório do usuário).
Comigo fica assim:
chown -R ricardo ricardo
Depois, é só voltar para o login gráfico e efetuar o login. Geralmente dá certo.
Boa sorte!

pode tentar

adiconar rw na linha do kernel no grub

podemos ver o arquivo de configuraçào do gdm

cat /etc/gdm3/custom.conf

ver o arquivo fstb
cat /etc/fstab

tentar excluir a pasta extensions na pasta .local/share/gnome-shell/extensions

veja se tem alguma coisa na pasta

ls -l .local/share/gnome-shell/extensions

se tiver apague

podemos ver na pasta /usr/share/gnome-shell/extensions

este se tiver recomendo através de outro console apagar as extensions gnome-shell

apt remove extensions.gnome-shell.etc…

Também estou com esse problema.
Se eu deixar o login automático ativado acontece de pedir senha, mas não entra.
Então, CTRL + F2, por exemplo e faço o login pelo terminal.
Depois:
Sudo /etc/init.d/gdm3 restart
E depois disso vai para a Área de Trabalho.
Decidi então tirar o login automático e desse jeito pede pra logar, coloco a senha e entra normalmente.
Ao menos até resolverem o problema.

1 curtida

Estava acontecendo no Ubuntu 19.10 sendo que versões anteriores não ocorria este problema.
Instalei o Ubuntu Focal Fossa 20.04 do zero e ocorreu o mesmo problema.
Com login automático pede senha, coloco a senha mas não entra. Então, Ctrl + F2, entro com usuário e senha e depois sudo /etc/init.d/gdm3 restart e assim entra na área de trabalho. E como eu fazia no 19.04, tirei o login automático.
Estranho isso.

Por algum motivo o vc perdeu a escrita no root

Tente entrar como root no terminal

Abra o terminal
Alt f2
Insira
root e a senha

Depois vai no arquivo
/etc/default/grub

É adicione antes da palavra quiet o rw

É por fim

Atualiza o grub

update-grub

Ou

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg