Ubuntu 19.04 travando

Olá, preciso de uma ajuda. Tenho um Dell 3442 com i3 e 4Gb de RAM. Instalei o Ubuntu várias vezes. Mas essa versão 19.04 está muito pesada. Se eu bloqueio o user ou fecho a tampa, não consigo desbloquear pois fica travada a tela de bloqueio. Qualquer tela que precise usar teclado como na hora de digitar a senha para usar permissões, o teclado não funciona como se estivesse travado enquanto que o mouse continua funcionando. Também está travando quando aumento o brilho da tela. Alguém poderia me ajudar. Gosto dessa nova versão. Usar linux mint ou outra interface não é escolha. Gostaria de usar essa versão com gnome.

3 curtidas

Oi Douglas, considere dar uma pesquisa no fórum, já existem alguns tópicos sobre esse assunto: Pesquisar resultados para "ubuntu travando" - Diolinux Plus

experimenta o Ubuntu em wayland, eu percebi uma melhora da fluidez do gnome, infelizmente não ta dando pra usar com wayland ainda devido por falta da personalização da resolução do monitor.

olha cara, posso te ajudar com o teclado travando ao aumentar brilho da tela, tive problema com isso e o volume.

a solução foi:

abra o terminal e digite o seguinte:

$ sudo nano /usr/share/X11/xkb/symbols/br

depois encontre a seguinte linha e comente-a:

modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }

ficando desse jeito:

// modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }

depois reinicie sua sessão para as alterações surtirem efeito.

esse problema de congelamento é causado por causa do padrão BR-ABNT2, fazendo o que disse acima corrige o problema com teclas multimídias e funções, não sei se vai resolver os outros problemas que você esta tendo

6 curtidas

Olá muito obrigado. Sua dica junto com a atualização do kernel para 5.2 resolveu. Obrigado pela atenção.

1 curtida

De nada amigão!!

20 caracteres do dia da independência

Muito obrigado @Grimpop, estava com esse problema e só resolveu com sua solução, até coloquei no meu script pos-install. Valew!

1 curtida

A solução não foi de minha autoria, eu estava com esse problema, no serviço achei a solução em um fórum gringo, e um usuário daqui do Fórum tbm postou a mesma solução que ele achou no Wiki do arch linux.

Apenas estou repassando a solução :smiley:

E que bom que funcionou para você, porque eu ja tinha desistido no gnome por causa disso, com essa solução voltei com ele

1 curtida

Mesmo assim obrigado por facilitar resolver o problema, confesso que não tinha pesquisado a fundo ainda mas me ajudou bastante.

Automatizei a alteração em uma linha de comando, caso alguém quiser aqui está:

sudo sed -i ':a;N;$!ba;s/ modifier_map Mod3   { Scroll_Lock };/ \/\/modifier_map Mod3   { Scroll_Lock };/g' "/usr/share/X11/xkb/symbols/br"
3 curtidas

Obrigado. Sua dica me ajudou aqui no Pop_Os :clap:

3 curtidas