Ubuntu 19.04 travado na tela splash

Fiz a instalação do ubuntu 19.04 porem apos algumas instalações e colocar para reiniciar ele fica somente na splash de carregamento.

As modificações que fiz foram:
Habilitar cache de escrita no gnome discos.
Habilitar a montagem de uma partição de arquivos durante a inicialização.
Habilitar parceiros da canonical.
Habilitei o Zsh para o padrão.

Instalei os pacotes:
Zsh, synaptic, ajustes do gnome, chrome, vlc, pacote de codecs e dconf.
Snap:
Sublime-text.

Apos tudo isso ao reiniciar ele fica travado na splash de carregamento.

De boot pelo grub em recovery mode, veja se tem alguns erro durante a inicialização e posta a saida aki para vermos.

Quando clicava em esc apos um tempo aparecia a tela de loguin. Como consegui logar editei o grub para nao carregar mais a splash e aparentemente parou.

Caso ocorra novamente aviso aqui.

Aqui também. Baixei a iso de novo, reinstalei e fiz o reinício. Continua com esse bug

1 curtida

Pelo visto o boot é em uefi. Ta uma cagada o carregamento mas aqui ta entrando

1 curtida

Tenho tido o mesmo problema, desde ontem a noite reinstalando e mudando algumas configurações na bios e nada adianta.

@Dougwan o problema parece ser no splash de carregamento e não no sistema eu so desabilitei a splash e ta se boas

Como faço para desabilitar ? @Diegolivsg

O que eu fiz foi o seguinte reiniciei o PC quando entrou na tela de splash do ubuntu apertei ESC dai apareceu a tela de loguin, apos logar normalmente editei o grub.
sudo gedit /etc/default/grub e na linha que está escrito
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash” apaguei o quiet splash e ficou assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=" " e ta funcionando de boas.

obs: apos editar e salvar tem que roda o sudo update-grub

SOLUÇÃO, OPÇÃO 01
Aconteceu comigo também, mas comigo não apareceu a tela de login quando apertei ESC.

Então tive que iniciar o live CD do Ubuntu e rodar os seguintes comandos para ter acesso ao sistema instalado:

sudo mount /dev/sda1 /mnt
sudo mount --bind /dev /mnt/dev
sudo mount --bind /sys /mnt/sys
sudo mount --bind /proc /mnt/proc
sudo chroot /mnt

Onde “/dev/sda1” é a partição na qual meu sistema está instalado.

Em seguida fiz o mesmo que o Diego:

SOLUÇÃO, OPÇÃO 02

3 curtidas

@Diegolivsg @Dougwan Qual o hardware de vocês?

Fiquei curioso, porquê esse erro não está ocorrendo com todo mundo.

1 curtida

DELL Vostro 3500…com dual boot, instalei o Ubuntu 19.04 apagando o 18.04 mas mantendo o dual boot…(windows 7 professional)… no LIVE vai que é uma beleza, quando roda pelo hd, inicia até aparecer o mouse… mais nada, nem percebo se está no splash…

Após observar bem , percebi que já passou do splash e está na tela de login, porém não aparece… o que fiz então… acionei a tecla backspace para apagar algum possivel caracter e dei ENTER e repeti a operação…apertei a backspace dez vezes e digitei a minha senha, e dei ENTER… e o sistema entra normal…agora tenho acesso para fazer possíveis correções.

o meu foi em um All in One da HP com i5 2ª geração, 500Gb de HD e 6Gb de Ram. ubuntu instalado em MBR pois o PC não tem suporte a UEFI e com as partições de swap, / (/ e /home juntos) e uma com arquivos.

1 curtida

Então pessoal!!! Nada deu certo!!! mas eu consegui resolver de um jeito extremamente simples e resolvi me cadastrar aqui no grupo só para passar como eu fiz.

Ao iniciar o computador apertei F12 que são as opções de boot. Lá apareceu, pelo menos para mim, duas opções de boot pelo pendrive, uma “normal” e outra UEFI.
A normal vai para instalação direta do Ubuntu. A UEFI aparece um menu com opções para escolher, entre elas (tentei todas) tem a opção de instalação OEM que seria para fabricantes. Pronto, com essa eu fiz e deu tudo certo. Nenhuma modificação extra nem nada. Completamente simples. Tem um passo a mais só que seria instalar e depois quando inicia colocar os dados do usuário e tal. Como se tivesse comprado o pc com ubuntu sem usuário.

Abraços!!!

Interessante. Posso fazer isso com o sistema rodando? Digo, liguei e fiz Login, posso?

Comigo quase toda hora tenho esse bug, mas eu reinicio até entrar

1 curtida

Pode sim, com o sistema rodando faça apenas essa segunda parte do tutorial:

A primeira parte, o “chroot” que eu falei no meu comentário é necessária apenas se for via live CD.

Lembrando que o arquivo que tu tem que editar é o “/etc/default/grub”.

2 curtidas

Por isso, o instalador do Ubuntu não tem opção de escolher GPT ou MSDOS nem nos deixa escolher. Por falta dessa opção, o menu do Grub não se exibe.

Eu tinha de utilizar o GParted no Live USD do Ubuntu para criar uma nova tabela de partição e selecionei GPT. Mas infelizmente, durante o instalador do Ubuntu, quando criei uma partição para boot, não encontrei /boot/efi.

Por isso, utilizei novamente o GParted para criar as partições. No instalador, encontrei a opção de reservar para a área de BIOS grub, embora não haja configuração de ponto de montagem.

Caso funcione, retornarei para informar.

Atualização

Funcionou agora. Entâo tens de utilizar o GParted para criar uma nova tabela de partição e selecionar o tipo de tabela de partição - GPT ou MSDOS (recomendo GPT), e criar uma partição de 510 MiB para boot. No instalador, tens de selecionar duas vezes aquela partição de 510 MiB e selecionar “área reservada de BIOS grub” na lista de tipos de partição.

2 curtidas

Estava com o mesmo problema e achando muito chato ter que ficar dando ESC para entrar, achei este tutorial e resolveu meu problema, no meu caso o que foi dito aqui não funfou…

Abra o terminal, efetue login como root, ou use sudo e execute esses comandos.

apt-get update

Desabilite o serviço gdm apenas no caso

service gdm disable

Remover gdm

apt-get remove gdm

Remova outras dependências do gdm desnecessárias

apt-get autoremove

Instalar lightdm

apt-get install lightdm

Se isso não o fizer escolher um gerenciador de exibição ao instalar, ou apenas no caso de habilitar o serviço lightdm.

apt-get enable lightdm reboot

Ele deve abrir o lightdm após a reinicialização e, por padrão, o Ubuntu usa lightdm se não me engano, espero que isso ajude alguém como me ajudou.

3 curtidas

A solução do Airton funcionou perfeitamente aqui. Troquei o gdm3 pelo lightdm…valeu obrigado!

2 curtidas