Ubuntu 19.04 não inicia mais pós primeira reinicialização para instalação de atualizações

Primeiramente, bom dia, boa tarde e boa noite para quem estiver vendo isso aqui em diferentes horários. Bom eu á bastante tempo quero utilizar o Ubuntu 19.04, mas todas as vezes que instalo ele ao lado de meu Windows 10, pós a primeira reinicialização para instalar as atualizações, ele simplesmente não inicia mais e fica numa tela roxa.

Observações: Meu computador tem um hardware potente até.

Qual o seu hardware?
O Secure Boot e o Fast Boot estão desativados na Bios?

image meu hardware é esse.
Sobre o fast e secure boot não sei lhe dizer pois a bios desse meu computador é bloqueada, e não sei como remover a senha dela.

Hipotese 1
Já tive problemas com relação ao próprio Windows, Win 8 ou posterior tem um esquema de hibernação ao desligar para que ele carregue mais rápido, porém isto faz com que tenha um flag na partição do Windows informando sobre a hibernação, o Linux para evitar danificar o sistema não deixa você acessar tal partição.

Não sei ao certo, teria que tentar ver o log do sistema, mas pode ser algo relacionado a esta proteção. No Windows 8 era só reiniciar o Windows para evitar esta “hibernação/desligar”.

Hipotese 2 - Talvez a mais provável
Outro problema que tive, talvez seja o seu, foi que recentemente formatei e instalei o Linux Mint, porém fiquei 1 manhã inteira tentando instalar o Mint, instalava normal mas não ligava depois. Tentei mudar 1 milhão de coisa e nada deu certo, só me restou tentar regravar o Mint no pendrive… Voilà, meu problema era na imagem do pendrive, regravei e instalei novamente e tudo funcionou perfeito.

Estou editando porque esqueci de dizer que eu estava usando o Multusb para criar o pendrive, formatei várias vezes, só funcionou quando usei o Etcher.

Espero ter ajudado.

1 curtida

Seu computador é novo? Senão tente resetar a Bios tirando a Bateria da Bios e colocando ela de volta com o computador desligado…

OBS.: Você também poderia mandar um print da tela roxa para a gente verificar :wink:

Eu tive esse mesmo problema mas instalando pelo VirtualBox. Não consegui descobrir o motivo do problema mas resolvi desativando o Splash Screen (a animação durante o boot) usando as dicas desse post: startup - How do I disable the boot splash screen, and only show kernel and boot text instead? - Ask Ubuntu

O problema é que para fazer isso ou você tem que o sistema inicie corretamente ou usar um live-cd e chroot pra modificar os arquivos. No meu caso eu tive sorte do boot funcionar e aproveitei pra fazer o procedimento. Depois disso nunca mais travou durante o boot.

Bom, eu instalei o Ubuntu 18.04.2 LTS e não tive os problemas que tenho na 19.04. Realmente o problema está na distro, obrigado a todos que pelo menos tentaram me ajudar, grato a todos.

1 curtida