Ubuntu 19.04 já vem com drivers intel?

os drivers ja vem ou são instalados manualmente?

minha gpu é integrada hd graphics 520 , quero saber se ja vem com drivers atualizados ou tenho que fazer eu mesmo.

i3-6006u hd520

Sim, ele vem. Ele vem também com uma ferramenta de drivers adicionais caso precise.

que ferramenta é essa?

Eu não lembro direito o nome do aplicativo, mas assim que você instalar o sistema, é só pesquisar no menu por “Drivers Adicionais” que vai abrir ele. Qualquer dúvida, é só postar aqui.

A minha placa é uma Intel HD Graphics 620 (processador i3-7020U), ou seja, um hardware mais novo que o seu. Uso Kubuntu 18.04, ou seja, uma versão mais antiga que o *ubuntu 19.04 e o desempenho da placa de vídeo está ótimo!

Na verdade, sugiro fortemente que você instale o *ubuntu 18.04.3 por esta ser uma versão LTS com suporte até 2023 (as versões não-LTS tem um suporte de apenas 9 meses).

A vantagem do Linux é essa, o próprio kernel já traz muitos drivers, especialmente quando esses drivers são open-source, o que felizmente é o caso das placas Intel. Por exemplo, comprei recentemente uma mesa digitalizadora Wacom. Não precisei caçar driver nem nada, pluguei a mesa e comecei a usar.

.

Ela se chama… “Gerenciador de Drivers”, simples assim. Se você não achá-lo ao navegar pelo, tente digitar esse nome com o menu aberto.

eu sei usar o gerenciador de drivers , e eu ja usei a lts do ubuntu mas gostei do 19.04 e tb testei o mint.

Caso queira ter as ultimas versões estáveis do Mesa3d para jogar e etc, recomendo adicionar o PPA do Padoka.

SIm. Os drives são estão instalados. Agr basta instalar o pacote: ubuntu-restricted-extras que contém codecs adicionais.
No terminal: sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Uma observação: com exceção do LMDE (que não é todo mundo que usa), o Linux Mint é baseado na versão LTS do Ubuntu.

eu sei so falei que ja testei o mint tb