Ubuntu 19.04 congelando fazendo tarefas básicas

Então pessoal, tenho um notebook Acer aspire VX 15, i5 sétima geração, 8 RAM, GTX 1050 4GB.
Meu dilema e o seguinte, quero usar o Ubuntu 19.04 porque sou apaixonado pela distro, sempre usei o sistema, só que a uns 2 anos atrás peguei um MacBook pro 2012 e perdi o contato direto com Linux, agora com esse notebook voltando ao mundo Linux instalei o Ubuntu que está lindo e bacana, instala os drivers da NVidia corretamente e tudo funciona, entretanto fazendo coisas básicas ele congela por 1 segundo, tive problemas com screen tearing mas resolvi facilmente, então falaram que poderia ser problemas com NVidia ou Gnome, então fiz um teste com Pop Os 19.04 e tudo ficou liso, ficou 100% liso, como está liso lá e não no Ubuntu sendo que e a base do sistema deles? Queria alguma solução pra usar o Ubuntu 19.04 mesmo, o pop os pra ficar do jeito que quero preciso mexer em algumas coisas no Gnome e o Ubuntu já vem pronto do jeito que quero. Agradeço desde já.

O sistema nunca enviou alguma mensagem de erro?
Já observou o consumo de memória ram?
Consumo de HD?
Esses são fatores que pelo o que eu conheço que travam sem gerar normalmente uma mensagem de erro, na verdade algumas vezes se sega causar um erro fatal ao ponto de ter que fechar o programa ele gera uma mensagem de erro.
Muito estranho esse seu caso.
Não sou muito experiente, mas estou tentando ajudar :slightly_smiling_face:

Então amigo, erro não dá, o uso do processador vai pra 100% nesse período de congelamento, mas no Pop Os não dá isso, não sei que treta e essa com o Ubuntu 19.04.

Processador simplesmente dispara durante esse travamentos?
Tipo como um engasgo?
Se for algo assim acredito que seja mesmo um bug em algum driver.

Disparo ou aceleração de hardware não, o notebook fica silencioso, mas no monitor do sistema aparece as linhas lá em 100% mas por 1 segundo no máximo.

Tenho um notebook hibrido tb, Dell Inspiron 7559 “Gamer”, e fiquei alguns meses brigando de distros kkkk (tem ate serie no meu canal). Tentei usar o Ubuntu 19.04 (com Gnome), mas ultimamente aqui pra mim nao esta redondo tb, alem de um erro bizarro de nao deixar rodar OW (err: Failed to create swap chain) q em outras distros nao acontecia (como Xubuntu 19.04, Kubuntu e Ubuntu MATE 19.04). Mas queria tentar o Gnome de novo, ai fui de Pop!_OS, que tanto me pediam kkkkkk E olha, tive a grata surpresa de estar rodando muito bem obrigado. O unico porem é deixar com as facilidades que o Ubuntu trás, mas nao é nenhum sacrilégio rsrs. Talvez eu volte pro Ubuntu no 20.04 LTS, mas ate la, vou de Pop!_OS msm e vou começar a recomendar pra galera que tem hibrida e tals.

1 Curtida

Isso mesmo, o Pop Os ficou redondo aqui, mas o Ubuntu já vem pronto, não precisa de extensões e nada do tipo, mas depois de umas mexidas da pra deixar o Pop Os próximo disso, vou instalar o Pop novamente aqui em dual boot com windows e brincar com ele, caso ele fique parecido com Ubuntu eu renovo o windows e deixo somente ele na máquina.

As vezes pode ser o gnome, tente outra DE (como o Kubuntu ou Mate) só para testes…

A propósito:

Olha, pra eu deixar o Pop do jeito q eu gosto, tive q instalar quase 11 extensões ( q no Ubuntu cairia pra umas 8 heheheh). E nao sei pq cargas d’agua acontece essa bizarrice do Ubuntu e hibridas, mas creio q esse “inferno” esteja quase no fim, no 20.04 deve estar redondo.

1 Curtida

Oi, Pessoal.
Também gosto muito do Linux, principalmente o Ubuntu, esta versão 19.04 está bem legal, gostei tanto que transferi o ambiente de desenvolvimento do REACT-NATIVE, configurei um monte de coisas, agora que fui executar o projeto o UBUNTU CONGELA. Por essa não esperava, será que pode ser algo relacionado ao PROCESSADOR? DRIVERS? Tenho um ACER Aspire E5 571G 760Q, é um i7 5500, com 8 G de ram e NVIDIA geforce com 2 GB de ram. Não era para congelar. Que pena. Alguém saberia como resolver. Obrigado. JORGE LUIS - BAURU SP

@CanalOCaraDoTI2 e @Pj21 , que dificuldades são essas que o PopOS! apresenta, mas o Ubuntu não? Quais são os pacotes/extensões (que vocês consideram básicos) que o PopOS não tem, mas que o Ubuntu já traz de fábrica?

Pra mim, vir com o Gnome quase puro, ai precisar das extensoes (no caso do Pop), de resto é bem tranquilo. E a Loja do Pop achei bem capada.

1 Curtida

Vc na hora da instalação do Ubuntu, pediu pra instalar os driver proprietários???

Então, ícones no desktop que uso muito e instável, os ícones na parte de cima dos apps abertos não aparece, e necessário uma extensão, a Dock do Ubuntu e só usar, a do Gnome puro não gosto, ícones eu já mudo, do Ubuntu gosto mais, e por aí vai, o Pop Os vem redondo em relação a drivers da NVidia e o sistema flui, só que, o Ubuntu fica com esses problemas insanos, não e prático pra mim, estou atrás de soluções.

Os hibridos funcionam no Fedora 30. Meu asus 552VW tá rodando de boa o Fedora. Ele tem uma intel + gtx960m.

1 Curtida

Não gostei de usar o Fedora, já usei a um tempo atrás, acabo voltando ao Ubuntu sempre, por isso estou atrás de uma solução deste problema, caso eu resolva eu migro de uma vez ao ubuntu, no Desktop quando eu tinha ela era minha principal, windows passava longe, mas no notebook híbrido está quase lapidado. Acredito que até a versão 20.04 esteja 100%.

Então vc deu muita sorte kkkkk pq quase todos q tentaram, inclusive eu, não deu certo em instalar qq sistema fora da base Ubuntu em híbridas. Fedora msm é um deles.

ola, Ricardo
Vi sim, marquei para instalar. Depois também vi aqui no Diolinux como atualizar o ppa, apesar de já estar certo, efetuei os procedimentos do video.
Uma pena, eu estava empolgado com o ubuntu 19 04.
Obrigado pela atenção.

Mas o nosso problema e que temos equipamento Híbrido então temos que ajustar algumas coisas, se no seu caso for desktop, pode instalar feliz da vida.

Aconteceu algo parecido comigo quando eu aumentei o clock da memória RAM. Os apps davam umas congeladas de uns 20, as vezes 30 segundos e depois voltava. Mas era só abrir uma aba nova no Firefox que congelava. E o uso do processador também disparava. O que eu fiz foi diminuir o clock da memória RAM novamente e voltou ao normal. Veja se isso funcione pra você. Outra coisa, talvez seu Ubuntu não esteja gerenciando as memórias ou tem alguma parada no kernel que não ta funcionando bem. Verifica se os microcode estão instalados e devidamente atualizados, também.

1 Curtida