Ubuntu 18.04 sem som após instalar gpu Nvidia gtx 1050 ti: não aparecem as caixas de som

Olá, pessoal. Bom dia. Faz tempo que utilizo distribuições línux e ontem finalmente adquiri uma placa de vídeo dedicada para meu computador, uma geforce gtx 1050 ti. No Ubuntu usei o drive proprietário indicado pela distribuição. No manjaro funcionou normalmente e no fedora, usei a central de aplicativos e instalou o drive normalmente. Estava tudo lindo nos 3 sistemas, até eu colocar um vídeo pra assistir e ver que não saía som algum. Nas configurações de som só aparece Hdmi / Display 2 - gp107gl high definition audio controller, saída digital s/pdif áudio interno e saída de linha áudio interno. Selecionei a última e como perfil deixei saída de estéreo analógico. Eu utilizo caixinha de som bem simples, com porta usb e um desses que não sei o nome, que parece com o conector de fone de ouvido. O monitor é vga e usei um adaptador para conexão hdmi da placa de vídeo e conectei a usb da caixa de som no gabinete e esse que parece conexão de fone de ouvido no gabinete, no círculo verde. Não sei porque não está saindo som, sendo que se conecto o fone de ouvido do meu celular, o som sai normalmente pelo fone de ouvido. Se puderem me ajudar, serei muito grato. Obrigado pela atenção dispensada e tenham todos um ótimo sábado.