Ubuntu 18.04 Congela!

Olá, @anon96679446! Bom, eu raciocinei bem e fiz o procedimento. Aparentemente os travamentos pararam. Ficarei na torcida para que os mesmo não retornem, porque eu adorei o ubuntu e não pretendo retornar ao Windows por razão dessas frustrações. Meu notebook é um Dell Inspiron 15 5000 i15-5566-A30P. Você poderia explicar o porque desse procedimento estar solucionando esses problemas ? Desde já, o agradeço por estar nos ajudando!!!

Bom vou dar uma breve explicação sem muitos detalhes. Aparentemente há um bug (documento na intel inclusive) em que alguns processadores ao alterarem estados § de economia de energia acaba travando quando fazer a troca de volta para outros estados § de maior consumo de energia. Esse procedimento impede que o seu processador vá para um estado de baixíssima energia que é o que causa o travamento.

2 curtidas

Muito obrigado pelo suporte, @anon96679446! Espero que os problemas com travamentos não voltem. Obrigado, irmão!

2 curtidas

Muito obrigado pela dica @anon96679446 , além do congelamento resolveu um outro problema que acontecia sempre que a tela permanecia apagada por um tempo, ela só religava após forçar o desligamento do sistema.

1 curtida

Já tinha instalado diferentes distribuições e o problema persistia. Cara, muito obrigado sua solução funcionou por aqui. Numa máquina com Xubuntu 20.04 LTS.

Abraço.

2 curtidas

Boa tarde!

Não consigo atualizar o Grub, fiz o processo e a msg que a parece é essa:

Sourcing file `/etc/default/grub’
/usr/sbin/grub-mkconfig: 35: /etc/default/grub: Syntax error: EOF in backquote substitution

O Meu /etc/default/grub está assim:
# If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update
# /boot/grub/grub.cfg.
# For full documentation of the options in this file, see:
#   info -f grub -n 'Simple configuration'

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash intel_idle.max_cstate=1"

# Uncomment to enable BadRAM filtering, modify to suit your needs
# This works with Linux (no patch required) and with any kernel that obtains
# the memory map information from GRUB (GNU Mach, kernel of FreeBSD ...)
#GRUB_BADRAM="0x01234567,0xfefefefe,0x89abcdef,0xefefefef"

# Uncomment to disable graphical terminal (grub-pc only)
#GRUB_TERMINAL=console

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480

# Uncomment if you don't want GRUB to pass "root=UUID=xxx" parameter to Linux
#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true

# Uncomment to disable generation of recovery mode menu entries
#GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"

# Uncomment to get a beep at grub start
#GRUB_INIT_TUNE="480 440 1"

Boa tarde Alessandro. Essa conta (anon9667946) não existe mais, era minha antiga conta. Abre um tópico informando seu problema para que possamos te ajudar.

2 curtidas

Muito obrigado!
Sua dica resolveu o meu problema. :+1:t3:

É nós :grin: :grin: :grin:

Também serve para o Mint 20.2?

Que mágica é essa?! Muito obrigada!
No meu, essa dica caiu como uma luva

Serve sim.

Eu tentei executar essa solução no Manjaro. Vi num outro tópico que tem relação com processadores AMD também, mas parece que é indiferente. Estou suspeitando que eu tenha colocado o parâmetro errado, pois nessa linha
(GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=) havia vários outros parâmetros, daí coloquei o “quiet splash intel_idle.max_cstate=1”depois de todos esses outros parâmetros. Fiz errado, né?

Manda um print de como ficou seu arquivo de configuração do grub. O arquivo onde tem essa linha (GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=)

1 curtida

Então, cara… Eu até te mostraria agora, mas como ainda desconfiava que fosse meu SSD dando ruim ao invés de alguma outra coisa na MBD/CPU, eu tava reinstalando vários sistemas repetidas vezes.
Acabou que descobri que meu sistema congela quando tendo formatar também, parece que basta ficar ocioso pra acontecer. Tô quase colocando um Windows pra testar se acontece a mesma coisa, só preciso conseguir gravar.
Meu sistema congela independente do que tô fazendo, posso estar com ele instalado, tentando instalar ou só usando pelo live CD. Congela IGUAL :frowning:

Atualizando: aparentemente resolvi meu problema alternando a linha do “/etc/default/grub” só que antes disso formatei meu SSD instalando o Fedora em outro computador, pois no meu mesmo eu não conseguia por conta dos travamentos. Daí não sei se foi a junção dessas duas coisas que está fazendo o sistema funcionar normalmente ou não.
Se não me engano não foi necessário alterar o estado do meu “C-Global State Control” pra “disable” na BIOS, que foi uma sugestão que alguns usuários deram em outros tópicos. Vamos ver se continua funcionando! Valeu!

1 curtida