Ubuntu 18.04.3 instável e encerrando a sessão quando o virtualbox é lançado

Oi, pessoal.

Tenho instalado o Ubuntu 18.04.3 em um Dell Inspiron 5675 faz pouco mais de um mês e meio. Tudo estava bem, até que ontem, após atualizar o sistema, o meu Ubuntu ficou um pouco instável e toda vez que tento abrir o virtualbox-6.0 a tela escurece, pisca, aparece o de novo, programa, que fica em foco por cerca de um segundo, pisca de novo, aparece por mais 1 segundo e a sessão se encerra, me obrigando a logar no sistema de novo.

Para vocês terem um pouco mais de contexto, o meu sistema original tinha 8GB de ram, um HDD de 1TB e um Ryzen 5 1400, uma RX560 de 2GB da AMD e o Ubuntu 16.04 como o kernel 4.04, instalados pela própria Dell. Usei ele por quase dois anos, sem praticamente nenhum problema. Eu utilizo dois monitores, um Dell de 24 polegadas e um LG de 18,5.

Cerca de um mês e meio atrás, coloquei mais um pente de 8GB, adicionei um SSD e instalei o Ubuntu 18.04.3 nele e substitui o gerenciador o gdm pelo Slick-greeter. Tudo ocorreu bem. E, de novo, tenho utilizado o meu desktop praticamente sem quaisquer problemas.

Na instalação antiga, eu tinha várias máquinas virtuais instaladas no Virtualbox que exportei para arquivos ‘.ova’ e que estão até hoje no HDD original que utilizo como armazenamento secundário. Assim que instalei o Ubuntu 18.04, aproveitei e instalei o Virtualbox-6.0 do pacote baixado direto do da Oracle, conseguindo mais tarde importar as máquinas virtuais originais. Tive um probleminha com permissões de acesso, já que continuei usando a pasta original no HDD antigo como armazenamento das máquinas virtuais, mas consegui contornar o problema alterando permissões e a propriedade das pastas e pude atualizá-las e usá-las até segunda-feira última.

Ontem, porém, esse problema começou a acontecer. Antes da última atualização, que fiz ontem e em que apareceram algumas mensagens de erro durante o ‘apt update’ (Ele não conseguia acessar alguns dos endereços e, se me lembro bem, havia problema com as hashes, mas o ‘apt upgrade’ funcionou mesmo assim e depois, ao rodar o comando ‘apt update’, as mensagens de erro sumiram), o que fiz foi instalar alguns programinhas, mas nada de mais: shellTile, CPUfreq etc.

O sistema de notificação de erros chegou a aparecer umas duas vezes e enviei os relatórios, mas nenhuma outra mensagem de erro específica apareceu durante os incidentes com o virtualbox. Tentei lançar o virtualbox usando alt+f2 e o mesmo aconteceu. O programa abre, pisca umas duas vezes e a sessão é encerrada. Também cheguei a reiniciar o sistema e entrar na (sub)versão do kernel 5.0 anterior e também não consegui usar o virtualbox. O mesmo aconteceu.

Essa instabilidade também pode ser notada quando abro alguns outros programas, como o Timeshift, mas apenas na primeira vez que o abri, inclusive encerrando a sessão e me obrigando a logar de volta, mas depois consegui usá-lo e até criar um snapshot e abri-lo mais 2 ou três vezes sem nenhum problema.

Realmente, não sei o que está acontecendo. O sistema está de resto funcionando direitinho; às vezes pisca e a tela escurece por uma fração de segundo quando abro ou fecho algum programa. Tirando esses problemas, continuei usando o sistema num aboa. Depois de usar o Timshift, usei o Disc também sem problemas para formatar um espaço que ainda estava livre no meu SDD, que é onde quero deixar as próximas MVs e as antigas, se conseguir transferi-las. Meus dois monitores também continuam funcionando bem.

Por enquanto não consigo acessar minhas máquinas virtuais. Queria saber se alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo e/ou se há ou houve algum problema com os pacotes em atualização do Ubuntu 18.04. Claro, também queria saber se, além de reinstalar o virtualbox-6.0, eu teria outra opção para fazê-lo funcionar. Só devo poder voltar para casa na segunda-feira, então, até lá não poderei testar nada na minha máquina.

Muito obrigado pela atenção.

Creio que consegui resolver o problema, pelo menos por enquanto.

Pelo jeito uma das extensões que adicionei (‘Dark Terminal’) foi a responsável pela instabilidade e pelos crashes da sessão quando tentava abrir certos programas, principalmente o VirtualBox. Como tudo que fiz (como desinstalar e instalar diferentes versões do VB e de modos diferentes) não surtiu efeito e após, simplesmente, desinstalar (via central de software) a extensão consegui lançar o Virtualbox, abrir uma máquina virtual e atualizá-la, o que demorou quase uma hora, imagino que tenha sido mesmo o problema. Ainda não verifiquei os logs depois que fiz a alteração e não vou poder voltar a minha máquina até segunda-feira, mas espero que o problema tenha sido resolvido definitivamente.

Na próxima semana descrevo melhor os logs e as outras alterações que fiz tentando resolver o problema, caso outra pessoa se depare como um problema parecido. Por enquanto, fica essa resposta como lembrete: Cuidado com as extensões. :wink: