Três semanas após o lançamento da versão OTA-6, a UBports disponibilizou o Ubuntu Touch OTA-7, corrigindo duas falhas no pulseaudio e que permitiam acesso ao microfone, sem consentimento do usuário.
Elas representam potenciais ameaças à privacidade dos usuários e, como resultado, a UBports optou por um lançamento para abordar essas preocupações de forma rápida e eficaz.
Embora o foco principal do OTA-7 seja a segurança, a atualização também contém outras correções de bugs e melhorias não relacionadas às vulnerabilidades mencionadas.
Para solucioná-las, a UBports atuou junto a Canonical para garantir a correção oportuna desses antes de liberar o OTA-7 para o público.
A atualização será atribuída nos próximos dias, permitindo que a UBports resolva quaisquer problemas inesperados antes de concluir o lançamento.
Como alternativa, pode-se atualizar manualmente conectando o dispositivo a um computador e executando o comando de atualização por meio do shell ADB.
O que é o UBports?
A UBports é uma organização sem fins lucrativos, mantida por voluntários que contribuem com o desenvolvimento do software, e que utiliza ferramentas e plataformas open-source para criar e manter o Ubuntu Touch.
Ele oferece uma alternativa open-source para sistemas como Android e iOS, com foco em privacidade, segurança e personalização.
O Ubuntu Touch foi inicialmente desenvolvido pela Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, mas foi descontinuado. A comunidade, não querendo ver o projeto acabar, criou a UBports para dar continuidade ao desenvolvimento.
A principal motivação foi manter viva a ideia de um sistema operacional móvel livre e aberto, oferecendo aos usuários mais opções e controle sobre seus dispositivos.
Fonte: links no texto e na imagem