UaiSO :: Um Trem de Linux :: Archiso

Hoje, compartilho com vocês uma iniciativa que venho desenvolvendo com entusiasmo: desmistificar o Arch Linux em relação à sua reputação de ser uma distribuição “difícil”. De fato, é verdade que o Arch Linux não foi projetado com foco em usuários iniciantes no mundo Linux. Embora eu questione esse argumento, reconheço sua validade em certa medida.

Diante disso, surgiu o projeto UaiSO, que você pode conhecer mais detalhadamente em https://uaiso.org/. Meu objetivo com este projeto não é grandioso, mas sim transmitir conhecimento e tornar as coisas mais acessíveis para aqueles que apreciam construir e personalizar seu ambiente conforme suas preferências.

Vale ressaltar que o UaiSO não é uma Distribuição Linux em si, mas sim um guia abrangente para construir e customizar uma instalação pura do Arch Linux, acrescida das opções que cada usuário desejar.

Como parte deste projeto, desenvolvi um roteiro detalhado para o Archiso, que você pode encontrar em https://uaiso.org/categoria/archiso/. Neste roteiro, disponibilizei tanto o conteúdo escrito no formato de postagem de blog, quanto vídeos que exemplificam os passos descritos. Acredito que essa abordagem complementar possa atender a diferentes estilos de aprendizado.

Você pode conferir os vídeos que acompanham o roteiro nos seguintes links:

Aqui temos o início de tudo. O ambiente que devemos criar para começar o processo de construção da sua distribuição pessoal. É o primeiro passo nessa jornada.

Aqui é quando criamos uma “base sólida” para acrescer o desktop que vamos usar.

Optei por usar o Plasma pois é o DE que domino e com isso consigo evoluir de uma forma bem madura ao longo de outros guias que farei

Por fim, é o processo de instalação incluindo o Calamares na ISO de modo a instalar o desktop que foi construído no vídeo anterior.

Depois que usamos o Calamares, o céu é o limite. Então é hora de manipular o diretório /etc/skel para aplicar customizações.

Com o intuito de proporcionar um fluxo consistente de informações, estou comprometido em lançar dois vídeos por semana, cada um acompanhado por seu respectivo texto de apoio.

O resultado do trabalho é essa iso que pode ser baixada aqui:

Download da ISO para você testar.

Acredito sinceramente que essa iniciativa possa contribuir de maneira significativa para a comunidade de usuários do Arch Linux. Estou aberto a sugestões e ansioso para receber feedback de vocês.

13 curtidas

Acabei de assistir a Aula 4.

Muito top o vídeo, edição com animações ficou show.

OBS: Parece que o áudio esta baixo, tive que assistir com o áudio no 100 tanto no sistema como no youtube e ainda ativar o amplificador do Enhancer para ficar com um áudio legal, normalmente assisto com o youtube no 50 ou abaixo e sem amplificar o áudio.

PS: Custava os devs do Arch implementar o Calamares no lugar do Archinstall.

1 curtida

Obrigado! Vou melhorar o áudio, aliás tem muitas coisas para melhorar, mas eu quis fazer de uma maneira que inspire outras pessoas a fazerem com os recursos que tem. Hoje comprei um microfone melhor.

Quando pensei nesse vídeos e os idealizei para usar com fones de ouvido, pois precisa de uma certa concentração. Mas eu errei rsss, nos próximos eu melhoro. :heart_eyes:

1 curtida

O nível de qualidade da edição eu só vejo semelhante em grandes canais em que o youtuber já tem anos de atividade, parabéns pelo trabalho.

PS: Em canal Linux é raríssimo.

Tenho um amigo que tem um canal de remixes no Youtube e ele me ajudou muito. Além de que tem um jovem que está aprendendo junto comigo e resolveu encarar o desafio. A tendência é melhorar, depois vou comprar uma câmera para colocar o facecam.

Eu gravei usando SimpleScreenRecorder.

Mas estou aqui estudando o OBS Studio para evoluir algumas coisas.

Não há dúvidas que a ideia é muito boa. Vou testar a noite para ver como funciona e vou postando minhas impressões aqui :call_me_hand:

Agradeço e qualquer coisas estamos aqui para tirar quaisquer dúvidas que surgirem.

1 curtida

Up! Mais um vídeo!

@mauriciodelima eu, como mineiro, achei o nome do da iso genial!!! kkkkkkkk

1 curtida

Trem bão, sô!

Só não tri-curti, porque não sou gaúcho. Mas teria curtido 2 vezes, só pelo KDE.

Minha única sugestão, é botar um pouco de texto no site. Como assim, não tem texto? Arch é texto!

Recomendo usar o Adobe Podcast pra deixar um áudio bem legal

1 curtida

Comprei um microfone melhor. Acho que vai melhorar nos próximos vídeos.

Agora regravando os vídeos com câmera rsss

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.