Hoje, compartilho com vocês uma iniciativa que venho desenvolvendo com entusiasmo: desmistificar o Arch Linux em relação à sua reputação de ser uma distribuição “difícil”. De fato, é verdade que o Arch Linux não foi projetado com foco em usuários iniciantes no mundo Linux. Embora eu questione esse argumento, reconheço sua validade em certa medida.
Diante disso, surgiu o projeto UaiSO, que você pode conhecer mais detalhadamente em https://uaiso.org/. Meu objetivo com este projeto não é grandioso, mas sim transmitir conhecimento e tornar as coisas mais acessíveis para aqueles que apreciam construir e personalizar seu ambiente conforme suas preferências.
Vale ressaltar que o UaiSO não é uma Distribuição Linux em si, mas sim um guia abrangente para construir e customizar uma instalação pura do Arch Linux, acrescida das opções que cada usuário desejar.
Como parte deste projeto, desenvolvi um roteiro detalhado para o Archiso, que você pode encontrar em https://uaiso.org/categoria/archiso/. Neste roteiro, disponibilizei tanto o conteúdo escrito no formato de postagem de blog, quanto vídeos que exemplificam os passos descritos. Acredito que essa abordagem complementar possa atender a diferentes estilos de aprendizado.
Você pode conferir os vídeos que acompanham o roteiro nos seguintes links:
Aqui temos o início de tudo. O ambiente que devemos criar para começar o processo de construção da sua distribuição pessoal. É o primeiro passo nessa jornada.
Aqui é quando criamos uma “base sólida” para acrescer o desktop que vamos usar.
Optei por usar o Plasma pois é o DE que domino e com isso consigo evoluir de uma forma bem madura ao longo de outros guias que farei
Por fim, é o processo de instalação incluindo o Calamares na ISO de modo a instalar o desktop que foi construído no vídeo anterior.
Depois que usamos o Calamares, o céu é o limite. Então é hora de manipular o diretório /etc/skel para aplicar customizações.
Com o intuito de proporcionar um fluxo consistente de informações, estou comprometido em lançar dois vídeos por semana, cada um acompanhado por seu respectivo texto de apoio.
O resultado do trabalho é essa iso que pode ser baixada aqui:
Download da ISO para você testar.
Acredito sinceramente que essa iniciativa possa contribuir de maneira significativa para a comunidade de usuários do Arch Linux. Estou aberto a sugestões e ansioso para receber feedback de vocês.