[Tutorial] Xephyr - ou a capacidade de teste de novos ambientes

tutorial
#1

Um modo de ver este recurso é como um meio interessante para teste de configuração de gerenciadores de janelas (v. Window manager - ArchWiki).

Supondo que estejas interessado no Qtile (v. [Tutorial] Instalação do Qtile (Tiling Window Manager)), citando um exemplo com referência no Fórum. O Qtile, assim como alguns outros gerenciadores de janelas (Awesome, Xmonad), é configurado através de um arquivo que descreve tudo que é esperado que ele realize.
Durante o processo de construção, ou teste de alguma nova configuração, do seu ambiente pode acontecer de quereres ver como está o ambiente. Neste momento o Xephyr pode ser muito interessante, pois ele te possibilita testar suas configurações sem ter de re-entrar com seu usuário e senha, selecionando o outro ambiente, todas as vezes que quiseres somente verificar o estado da configuração.

Isso facilita também o estudo. Se tu não tens experiência nesse terreno de gerenciadores de janelas, o Xephyr te permite testa-los sem maiores riscos, uma vez que podes realizar os testes usando seu ambiente de preferência.

O Xephyr é uma ferramenta que cria um servidor X (Xorg) que aparece como uma aplicação.

Instalação no Arch (procure em sua distribuição os pacotes equivalentes):

  • sudo pacman -S xorg-server-xephyr

Exemplos de uso:

  • Xephyr :5 & sleep 1 ; DISPLAY=:5 qtile -> para uma tela com o Qtile
  • Xephyr :5 & sleep 1 ; DISPLAY=:5 xmonad -> para uma tela com o Xmonad
  • Os exemplos acima assumem que tu tens ou Qtile ou Xmonad instalado

Indicação de leitura:

0 Likes

Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito
Ambiente Gráfico Produtivo