[Tutorial] Solução para Travamentos ao aumentar e diminuir o volume

Olá, pessoal!

Depois de muito pesquisar e encontrar vários tópicos abertos e sem solução, eu acabei encontrando a solução para os travamentos ao usar as teclas de volume.

Para resolver é bem simples:

Abra o terminal e cole a seguinte linha de comando:
sudo nano /usr/share/X11/xkb/symbols/br

Encontre a seguinte linha no arquivo aberto:
modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }

Ao encontrar essa linha, adicione 2 barras // antes dela para comentá-la.
Vai ficar assim:
// modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }

Feito isso, salve o arquivo (CTRL + O e depois ENTER). Feito isso, saia do terminal e encerre a sessão. Entre novamente e faça um teste.

Aqui resolveu.

1 Curtida

Olá @andresbrx tudo beleza?
Em primeiro lugar, obrigado por compartilhar a solução que você encontro.

Mas,não tenho certeza se abrir um novo tópico é a melhor forma de compartilhar essa solução. Responda um dos vários tópicos abertos e aguarde ser marcado como solução. Ou então, altere seu título para “[Tutorial]” e altere o título para que as pessoas entendam que é uma solução e não mais uma dúvida.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

O meu Ubuntu apresentava a mesma situação. Eu descobri que isso ocorre no servidor Xorg. Ao migrar pro Wayland isso não mais ocorreu.
Pode ser o seu caso também.
Vlw

Sim, no Wayland não acontece. O problema é que no Wayland eu não consigo gravar as minhas aulas, pois ele trava as capturas de tela. Tenho que usar o Xorg.

@eddiecsilva obrigado. Eu não quis responder em um dos tópicos porque tem muitos com o mesmo problema, mas vou fazer isso sim.

1 Curtida

Você pode entrar nos tópicos e marcar esse aqui como uma solução.
Assim todo mundo vai poder ver esse post.

:vulcan_salute:

1 Curtida

O que essa linha de código que você comentou fazia? Ela não vai fazer falta pra alguma coisa?

Essa linha transforma a tecla Scroll Lock em uma tecla especial de modificação de outras, como seria o Shift, Alt, ou Meta (conhecido também como tecla windows).

Ou seja, desativando isso você não poderá construir atalhos de teclado do tipo Scroll lock + A para atalhos personalizados.

1 Curtida

Aqui está lindo! Não interferiu em qualquer função que uso no dia a dia.

no gnome, caso vc use ele, tem um gravador de telas embutido
basta apertar ctrl alt shift r (se não me engano) e ele vai começar a gravar, vc pode olhar nas configurações de teclas de atalho pra ver qual o atalho de teclado correto (e se fizer essa combinação de novo ele para de gravar)
por padrão as gravações só duram 30 segundos, mas pra aumentar é só fazer isto, se não me engano, colocar 0 no lugar deixa vc gravar por tempo indeterminado
por padrão todas as gravações vão parar na pasta Vídeos, caso essa pasta não exista o vídeo vai parar na sua pasta home