[tutorial] Como ativar o compartilhamento de pasta no Pop_OS! pelo samba

Eu gostei muito do Pop_OS! mas ele não vem configurado o compartilhamento de pasta pelo samba. Apanhei tanto nas tentativas de configuração que cheguei na famosa frase “É… o jeito é formatar pra outra distro que já tá configurado o samba”. Mas virou questão de honra e enfim consegui! :grimacing:

Então, vim trazer o “caminho das pedras” pra galera que está precisando também.

Antes de começar, existe esta sugestão feita pelo próprio Dio File Sharing Between Pop!_OS Computers - System76 Support que é uma forma de compartilhar pasta no Gnome.

Sem mais delongas, mãos à obra!

sudo apt update && sudo apt upgrade -y (Atualizar o sistema para evitar erros)
sudo apt install samba nautilus-share (Instalar samba e plugin de compartilhamento do nautilus)
sudo gpasswd -a $USER sambashare (Adicionar seu usuário ao grupo do samba. Obs.: não fazer esse comando como root)

Só reiniciar a máquina e ser feliz! :laughing: Muito obrigado e espero ter ajudado!

10 curtidas

Show de bola, eu acabei de instalar o Pop!_Os porém estava tentando desvendar este dilema. Entretanto, agora que apareceu a opção de compartilhar a pasta, como eu a encontro no Windows?

Olá meu amigo, desculpa a demora.
Depois que você compartilhou a pasta no linux você quer acessá-la. Isso?
No Windows para você acessa pastas compartilhadas na rede, abre o EXECUTAR e digita:

\\“ip do computador com a pasta que você quer acessar” ou “nome do computador”
(com o ip é mais certeza de dar certo)
Exemplo: \\192.168.1.5

Com certeza você já deve ter resolvido kkkk
Mas espero que ajude :grin:

Olá, eu fiz todos os procedimentos, porém a pasta que eu compartilhei, Downloads, não aparece na rede.
Eu consigo visualizar o computador do escritório, um linux mint 20.3, e a pasta dele que está compartilhada, no caso tbm Downloads, mas através dele, a pasta que compartilhei no meu pop-os 21.10 não aparece.
O que pode ser esse erro?

1 curtida