[TUTORIAL] Junte os capítulos do seu mangá favorito com o Gscan 2 PDF!

Olá, se você gosta de ler mangás ou até mesmo quadrinhos, provavelmente sabe o quão chato é você ter que extrair uma história ou capítulo e as páginas virem em arquivos individuais.

Eu entendo que dá para ler dessa forma, mas que tal facilitar um pouco as coisas? Hoje eu te apresento a ferramenta “gscan2pdf”.

Distribuição testada: Linux Mint 20 XFCE

Mangá do tutorial: JoJo no Kimyou na Bouken Part 6: Stone Ocean

1 - Download do Gscan

Para fazer o download do Gscan2pdf, precisamos abrir o terminal e colar (ou digitar) as seguintes linhas de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:jeffreyratcliffe/ppa

O que essa linha significa: Vamos colocar o repositório PPA para poder instalar o programa.

sudo apt-get update

O que essa linha significa: Atualiza o APT, para poder instalar o conteúdo do repositório que foi inserido na linha anterior.

sudo apt-get install gscan2pdf

O que essa linha significa: Por fim, esse comando serve para instalar o programa que desejamos utilizar, tenha paciência e aguarde a instalação dele.

2 - Executando o programa

Executando ele pela primeira vez, poderá apresentar uma mensagem pedindo para você ajudá-lo a identificar o seu scanner caso tenha. Mas pode ignorar que não afetará em nada a usabilidade dele.

Enfim, vamos adicionar as páginas clicando nesse ícone aqui:

Depois disso, você vai até a pasta onde o capítulo está salvo e selecione os arquivos necessários.

Pode ser um, dois, três e até mesmo todos, e esse último é o caso desse tutorial. Então seleciono tudo e clicarei em OK

3 - Adicionando mais capítulos em um único arquivo

Pois é, ainda não acabamos, terminamos de inserir um capítulo, e para inserir outro é bem simples, basta repetir o processo anterior.

4 - Salvando o seu arquivo

Para criar o nosso arquivo é bem simples, vamos em Arquivo > Salvar, ou se preferir aperte a tecla Ctrl + S do seu teclado

Se quiser coloque um título para o seu arquivo, mas se não colocar não terá problema. Depois disso basta apenas clicar no botão “Salvar”, escolha o nome e o lugar onde será salvo e espere o processo ser concluído.

Pode abrir no seu visualizador de PDF favorito, ou no navegador. Boa leitura!

Opção 2: Via terminal com ImageMagick (sudo apt install imagemagick):

convert pg1.png pg2.png pg3.png [resto dos arquivos em ordem] livro.pdf

Se todos os arquivos tiverem a mesma quantidade de dígitos na numeração, como tá na imagem (001, 002, 003 … 010, 011, 013 … 100, 101 em vez de 1 2 3 … 10 11 12 … 101 102 103), pode até usar o asterisco pra facilitar:

convert pg*.png livro.pdf

eu estou usando o Komikku, achei ele bem prático