[TUTORIAL] Instalar o Wine no Endless OS

O Endless OS por usar o OSTree e por não ter libs 32 bits não permite instalar o Wine, note que isso foi uma decisão dos devs em não adicionar suporte ao Wine MAS com AppImage rola:

Aviso: Se você não tem afinidade com o terminal talez esse tutorial não seja pra você

Baixe o Wine

1. Baixe o script que empacota o Wine como AppImage:
wget "https://gist.githubusercontent.com/sudo-give-me-coffee/0caf826794bb7416e9b54021a308096c/raw/58c9d52ac91a4c95aac7f464462e35ab46bcfbf8/wine32-appimage-packer.sh"
  1. Torne o executável:
chmod +x "wine32-appimage-packer.sh"
  1. Execute:
./wine32-appimage-packer.sh

E o Wine vai ser criado na pasta onde você executou o script

Por padrão o script baixa a última versão estável (sem rc ou stagging), no entanto se precisar de uma versão específica (estável) use:

./wine32-appimage-packer.sh [versão]

Por exemplo para instalar a versão 3.15 use:

./wine32-appimage-packer.sh 3.15 

Adicione ao PATH:

Isso vai permitir usar:

wine ...
  1. Crie a pasta local de binários:
mkdir -p "${HOME}/.local/bin"
  1. Mova o Wine pra lá
mv Wine_*-x86_64.AppImage "${HOME}/.local/bin/wine"

Adicione "${HOME}/.local/bin/wine" no PATH:

echo -e "\n\nexport PATH=\"${HOME}/.local/bin/wine:\$PATH\"\n\n" >> ~/.profile
echo -e "\n\nexport PATH=\"${HOME}/.local/bin/wine:\$PATH\"\n\n" >> ~/.bashrc
7 Curtidas

Eu fiz todos os passos, mas o wine não roda. Ele já está como executável. Mas quando eu uso wine no terminal ele diz que não existe:
bash: /sysroot/home/anelise/.local/bin/wine: Arquivo ou diretório inexistente

Obrigada!

Poderia executar:

ls "${HOME}/.local/bin"

E enviar a saída por gentileza?

algo parecido ocorreu comigo :confused:
Quando eu tentei fazer uma instalação, recebi uma mensagem dizendo que não havia Wine no meu sistema

for me don’t worked

Quando estou executando esse comando “${HOME}/.local/bin/wine” diz assim: henrique@endless:~$ ${HOME}/.local/bin/wine
/tmp/.mount_wines8Sb94/bin/wine: error while loading shared libraries: /tmp/.mount_wines8Sb94/bin/wine: cannot open shared object file: No such file or directory