[Tutorial] Instalação minimalista e customizada do Fedora

O Arch Linux é famoso por dar liberdade ao usuário de montar o sistema a sua maneira, mas na realidade isso pode ser feito com praticamente todas as distros. O foco deste tutorial será uma instalação minimalista e customizada do Fedora com o Gnome.

• Baixe a versão network install image do Fedora

Link para download

• Grave a imagem em um pendrive utilizando o Gnome Disks, Etcher ou dd.

• Dê boot através do pendrive que você acabou de criar e inicie o processo de instalação

A tela de boas vindas perguntará seu idioma, a tela seguinte é a que permite realizar uma instalação minimalista, clique em “Software Selection” e selecione a opção “Instalação Mínima” na coluna da esquerda, recomendo também selecionar a opção “Padrão” na coluna da direita. Prossiga com a instalação normalmente.

• Instalando o ambiente gráfico

Após a instalação do sistema reinicie o PC, faça login com seu usuário e senha.

Instale a base do ambiente gráfico.

sudo dnf install @base-x

• Instalado o Gnome Shell

A seguir instale o Gnome Shell e alguns aplicativos básicos.

sudo dnf install gnome-shell nautilus gnome-terminal xdg-user-dirs-gtk

(Nota: O pacote xdg-user-dirs-gtk é responsável pela criação das pastas de usuário no diretório home.)

Recomendo a instalação das seguintes fontes, para melhor compatibilidade.

sudo dnf install dejavu-sans-mono-fonts dejavu-serif-fonts liberation-fonts

Deixo a instalação de outras aplicações a critério do usuário, isto pode ser feito após efetuar login no Gnome.

• Definindo o graphical.target

Defina o graphical.target para que o GDM seja invocado automaticamente.

sudo systemctl set-default graphical.target

• Reinicie o sistema

sudo systemctl reboot

• Conclusão

Se você seguiu os passos acima corretamente poderá efetuar login no Gnome e começar a montar o sistema de acordo com suas preferências.

12 Curtidas

Vou fazer isso em uma VM, mas algo que eu gosto bastante do Fedora é a integração dos pacotes flatpaks com a gnome-software que funciona muito bem, melhor que no Xubuntu quando testei (pelo menos comigo)

Cara, você sabe algum meio viável de fazer Chroot em um ambiente OSTree?

Não sei te informar, nunca utilizei OSTree.

1 Curtida

Na comunidade Fedora Brasil tem uma categoria só tratando do SilverBlue. Provavelmente por lá vc encontrará respostas para as tuas questões.

1 Curtida

@drakofrost
O grupo @base-x instala um X mínimo ou é o X completo com xterm, drivers, xinit e etc?

O @base-x inclui o Plymouth e o xinit, mas não o xterm.

1 Curtida

E sobre os drivers? xf86-video-(intel,amd,ati e outros)?
@drakofrost

1 Curtida

O driver da Intel é chamado de xorg-x11-drv-intel no Fedora, e sim está instalado. O xorg-x11-drv-amdgpu não está, não sei o nome do driver antigo da AMD.

1 Curtida

Obrigado pelas informações, @drakofrost.

1 Curtida

O Gnome estar outro nível com essa instalação do Fedora ficou até responsivo na minha vm :stuck_out_tongue:

1 Curtida