[TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

Conseguiu concertar, Raul?
Quando eu coloco aqui buga tudo e nem aparece (tbm to no F31)

2 curtidas

Consegui nada, até já saí do KDE HAHAHAHA

Acho que só ativando a barra de título mesmo :frowning:

3 curtidas

O @jeffinshadow usa Arch, vai poder te ensinar como instalar tais dependências no Manjaro, por ser mesma base!

3 curtidas

@jeffinshadow como faço pra instalar as dependências que faltam do window app menu e do window buttons? Tô usando o Manjaro…

3 curtidas

Aqui eu só precisei do cmake e do extra-cmake-modules
Dá pra instalar com um sudo pacman -S

2 curtidas

Deixei o meu assim por enquanto

4 curtidas

Cara sabe quais são os pacotes que devo instalar no fedora? tentei esses mesmos mas aparentemente não tem o mesmo nome. Instalei alguns outros, contudo n obtive sucesso.
Dá esse erro quando tento instalar:

CMake Warning (dev) at /usr/share/cmake/Modules/FindPackageHandleStandardArgs.cmake:272 (message):
  The package name passed to `find_package_handle_standard_args` (KF5Plasma)
  does not match the name of the calling package (KF5).  This can lead to
  problems in calling code that expects `find_package` result variables
  (e.g., `_FOUND`) to follow a certain pattern.
Call Stack (most recent call first):
  /usr/share/ECM/find-modules/FindKF5.cmake:78 (find_package_handle_standard_args)
  CMakeLists.txt:19 (find_package)
This warning is for project developers.  Use -Wno-dev to suppress it.

CMake Warning (dev) at /usr/share/cmake/Modules/FindPackageHandleStandardArgs.cmake:272 (message):
  The package name passed to `find_package_handle_standard_args`
  (KF5WindowSystem) does not match the name of the calling package (KF5).
  This can lead to problems in calling code that expects `find_package`
  result variables (e.g., `_FOUND`) to follow a certain pattern.
Call Stack (most recent call first):
  /usr/share/ECM/find-modules/FindKF5.cmake:78 (find_package_handle_standard_args)
  CMakeLists.txt:19 (find_package)
This warning is for project developers.  Use -Wno-dev to suppress it.

-- Could NOT find KF5ConfigWidgets (missing: KF5ConfigWidgets_DIR)
CMake Warning (dev) at /usr/share/cmake/Modules/FindPackageHandleStandardArgs.cmake:272 (message):
  The package name passed to `find_package_handle_standard_args`
  (KF5ConfigWidgets) does not match the name of the calling package (KF5).
  This can lead to problems in calling code that expects `find_package`
  result variables (e.g., `_FOUND`) to follow a certain pattern.
Call Stack (most recent call first):
  /usr/share/ECM/find-modules/FindKF5.cmake:78 (find_package_handle_standard_args)
  CMakeLists.txt:19 (find_package)
This warning is for project developers.  Use -Wno-dev to suppress it.

-- Could NOT find KF5ConfigWidgets: found neither KF5ConfigWidgetsConfig.cmake nor kf5configwidgets-config.cmake 
CMake Error at /usr/share/cmake/Modules/FindPackageHandleStandardArgs.cmake:164 (message):
  Could NOT find KF5 (missing: ConfigWidgets) (found suitable version
  "5.68.0", minimum required is "5.38.0")
Call Stack (most recent call first):
  /usr/share/cmake/Modules/FindPackageHandleStandardArgs.cmake:445 (_FPHSA_FAILURE_MESSAGE)
  /usr/share/ECM/find-modules/FindKF5.cmake:110 (find_package_handle_standard_args)
  CMakeLists.txt:19 (find_package)


-- Configuring incomplete, errors occurred!
See also "/home/samuel/Downloads/applet-window-appmenu-0.6.0/build/CMakeFiles/CMakeOutput.log".
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
[sudo] senha para samuel: 
make: *** No rule to make target 'install'.  Pare.
1 curtida

@samuelr, no arquivo INSTALLATION.md não consta o nome das dependências necessárias para o Fedora? Infelizmente eu não uso Fedora.
Qualquer coisa use o campo de comentários do respectivo applet que você esta tentando instalar e pergunte ao desenvolvedor (Psifidotos), ele irá te responder e ajudar rapidamente, ele é muito atencioso!
Caso ele te ajude com isso, não esqueça de compartilhar aqui no fórum! :wink:

1 curtida

Valeu, no arquivo não tem, mas perguntei lá no comentário, assim que obtiver uma resposta posto aqui

1 curtida

como eu faço pra sumir com os botões de fecha da janela???
esta ficando duplicado…
2020-04-28_02-22

1 curtida

Vai em configurar e marque a opção “Last active windows is maximized”

Boa noite tudo bem? Acabei de instalar o kubuntu 20.04, porém percebi que o simbolo da steam não aparece mais na área de notificação como no 18.04, que permitia sair da sessão, com agora so conseguindo fechar a steam via monitor do sistema.
Alguma dica para voltar a aparecer o icone na area de notificações?

Existe alguma forma de instalar o window appmenu no xfce? Ou alguma alternativa?

Olá,
Bacano post, consegui deixar o meu KDE Neo 20.04 mais agradável agora.

Apenas estou com problemas para instalar o Widget Window Appmenu, pois eles da um erro quando tento instalar tanto pelo KDE ou baixando o script.

Ao tentar pelo script o erro que dá é o:

make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.

Outra coisa que também notei, foi que as teclas multimedia do meu tecado pararam de funcionar no Spotify, depois que troquei o tema.

Alguém também teve o mesmo problemas ou algo perto?

1 curtida

@jeffinshadow eu tenho uma customização parecida com a sua, porém tem um problema que até hoje não consegui resolver, alguns apps do GNOME não somem os botões da janela quando estão maximizados, você tem esse problema também?

Faz parte, os botões da janela dos aplicativos do GNOME não são desenhados pelo gerenciador de janelas, mas “forçados” pelo próprio aplicativo (a tal da “filosofia CSD”). PopOS tem o mesmo problema, os tiling window managers clássicos (que nem botão de janelas têm/precisam) têm o mesmo problema.

2 curtidas

Ontem eu fui atrás de saber o que houve com o gtk3-mushrooms (uma “mod” do GTK3 que transformava as CSDs em toolbars, mas que “sumiu” do AUR).

Na verdade ele nunca tinha morrido, e continuou com outro nome: GTK3 Classic.

Prints - finalmente, os botões da janela somem


Repo no Github (mas aí tem que saber compilar o gtk3 e aplicar os patches)...

GitHub - lah7/gtk3-classic: Patches to bring back a traditional experience for GTK+3

Parece que só tem isso pré-compilado para Arch e família. Tem no Extra do Manjaro, no chaotic-aur do Garuda e no AUR, mas, depois de uma pesquisadinha no OBS e no PPA, e nada dele.

1 curtida

Gosto muito do kDE justamente por causa da personalização, e minha distro principal na qual não pretendo trocar tão cedo rsrs.
Meu ambiente customizado.

3 curtidas

Hello, mates :slight_smile:


Primeiramente gostaria de agradecer ao @jeffinshadow pelo gracioso tutorial. Muito importante para os usuários KDE.


Mas gostaria de lhes fazer uma pergunta. Instalei o Widget Window Title e ficou como eu queria, mas falta uma coisinha só. Quando não há nenhuma janela aberta aparece o nome Default. Como faço para trocar este nome para o nome da Distro que uso. Já foi em configurar Window Title e não vi como. Há como fazer?


Desde já agradeço qualquer ajuda.

1 curtida

@Oskar_Alhos Você pode marcar essa opção igual da imagem no Window Title, e nas configurações do sistema em Atividades definir um nome e ícone.

O Resultado será este abaixo.

3 curtidas