[TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

Você precisa usar o SierraBreezeEnhanced como decoração de janelas do kwin. É só instalar como pacote.

4 curtidas

Super favoritado! Já já eu tô voltando pro meu amado KDE e esse tutorial veio como um tiro certeiro. Obrigada!

4 curtidas

@T-Rex_numa_Suzuki, não conhecia, gostei, obrigado por compartilhar!

Curti esse efeito, também quero! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Pensei nisso, já instalei vários, mas se realmente é de tema, não o encontrei…

Interessante, parece ser isso mesmo, ainda não instalei, mas dando uma olhada na página do Github, existem dois gifs e eles ilustram esse efeito de zoom, apesar da aparência dos botões, ao menos as dos exemplos, não serem idênticas a do exemplo postado pelo @D3XT3R, mas pode ser que tenha várias outras opções incluídas no pacote!


Valeu pela dica @ryu_ketsueki, estou gostando muito dos incrementos desse tópico e conseqüentemente o reflexo em minha personalização! :crazy_face:
Conhecendo mais possibilidades de customização, compartilha aqui com a gente! :wink:

2 curtidas

@jeffinshadow Faz um post sobre espelhar o Windows 10 no KDE para galera.

2 curtidas

Eu uso o SierraBreezeEnhanced aqui. Na minha opinião é a melhor decoração de janelas para o Kwin. E como o Window Buttons Applet puxa os botões dos Aurorae e Window Decorations no Kwin, fica fácil selecionar os botões. O único ponto negativo sobre o SierraBreezeEnhanced é que algumas opções de botões não ficam tão legais em HiDPI.

Aqui estão todas as opções:

Plasma:
Peek%202019-10-17%2014-21
GNOME:
Peek%202019-10-17%2014-22
Símbolo:
Peek%202019-10-17%2014-22-2
Dark Aurorae Ativo:
Peek%202019-10-17%2014-23
Dark Aurorae Inativo:
Peek%202019-10-17%2014-24-2
macOS Ativo:
Peek%202019-10-17%2014-30
macOS Inativo:
Peek%202019-10-17%2014-23-2

Dark Aurorae e macOS possuem a opção de usarem só Active ou Inactive, ou ambos, um para cada tipo de janela. Vai funcionar para o Window Buttons Applet sem problemas. O Applet inclusive dá opção de usar um que não o do SierraBreezeEnhanced.

4 curtidas

Já fiz isso quando usava Manjaro uma vez. É bem mais fácil do que trabalhar com o Latte-dock.


Vários ícones aí, incluindo esse papel de parede, são da minha autoria. Eu posso mandá-los caso queira montar você mesmo mas eu não estou mais desenvolvendo esse layout.
Digamos que eu estava sem nada para fazer na época.

image

7 curtidas

O tutorial seria mais para galera, ja instalei e ficou meio bugado quero não, seria para quem queira ou quando vesisem do Windows e quiserem o visual do Windows 10.

1 curtida

Gozado que as Technical Preview do Windows 10 já pareciam muito com o Plasma 5. Olha só essa print:
image
A caixa de notificações é quase idêntica.

1 curtida

Uma coisa que eu fiquei na dúvida aqui, vendo alguns prints quando você está com uma janela maximizada, a janela os botões ficam disponíveis na barra superior e a barra de títulos some, como você faz para mover as janelas depois que elas estão maximizadas? É arrastando pelo painel mesmo? :thinking:

2 curtidas

Do jeito que eu uso o sistema, não vejo necessidade de arrastar uma janela em tela cheia, pq pela minha lógica, se eu deixei em tela cheia, foi pra focar naquela aplicação
Eu uso muito quando tou fazendo ppoint, ou algo no GIMP, e até brincando com uns scripts no terminal

Caso queira arrastar, é só diminuir ao tamanho normal e mover , em algumas janelas n precisa, tipo o chromium e o Dolphin, pq puxando da parte de cima do Programa já reduzem sozinhos

3 curtidas

@jeffinshadow, qual tema GTK você usa em conjunto com essa customização?

1 curtida

Entendi, é que eu acabo movendo muito as janelas, principalmente quando tô utilizando dois monitores ou duas áreas de trabalho, ou então pra dividir a tela quando estou com um monitor apenas.

4 curtidas

@rafaods, use as teclas de atalho padrões ou personalize conforme sua preferência, segue alguns dos atalhos padrões do Plasma:

Meta + Acima = Deslocar janela para cima
Meta + Abaixo = Deslocar janela para baixo
Meta + Esquerda = Deslocar janela para esquerda
Meta + Direita = Deslocar janela para direita

Meta + Alt + Acima = Mudar para a janela acima
Meta + Alt + Abaixo = Mudar para a janela abaixo
Meta + Alt + Esquerda = Mudar para a janela à esquerda
Meta + Alt + Direita = Mudar para a janela à direita

Meta + = = Ampliar
Meta + - = Reduzir
Meta + 0 = Zoom normal

Ctrl + F1 = Mudar para a área de trabalho 1
Ctrl + F2 = Mudar para a área de trabalho 2
Ctrl + F3 = Mudar para a área de trabalho 3
Ctrl + F4 = Mudar para a área de trabalho 4

Alt + Tab = Passear pelas janelas
Ctrl + F10 = Apresentar janelas

Legenda: “Meta” ou “Super” = Tecla com o ícone do Windows.

5 curtidas

Como o @jeffinshadow mencionou, o script Force Blur força o efeito Blur em janelas transparentes no Plasma, porém seguindo o tutorial acima, baixando, instalando e “teoricamente” ativando o script ao clicar no check up box, o mesmo não é ativado e por isso não forçará Blur em nenhuma janela!

Para ativá-lo você deve usar os seguintes comandos no terminal:

mkdir -p ~/.local/share/kservices5/

cp ~/.local/share/kwin/scripts/forceblur/metadata.desktop ~/.local/share/kservices5/forceblur.desktop

Veja que agora foi criado um botão de configuração para o script!

Ao clicar no botão de configuração, você tem duas opções para definir em quais janelas o Blur será aplicado.
image
Blur matching: Você entra com o nome das janelas que deseja aplicar o Blur.
Blur all except matching: Você entra com o nome das janelas que não deseja que tenha o Blur.

Lembrando que deve ser utilizado um nome de janela por linha!

Para descobrir o nome da janela, você pode usar o comando XPROP no terminal e em seguida clicar sobre a janela da aplicação que deseja descobrir o nome.
A informação se encontra em WM_CLASS(STRING), você pode sempre utilizar o segundo nome entre aspas.

Se vocẽ utiliza um tema transparente no Plasma, ao reiniciar o Blur será aplicado nessas transparências.
Agora se você utiliza um tema sem transparência (opaco) ou transparência parcial (algumas janelas), você pode forçar a transparência em todo o sistema ou em janelas específicas, usando Regras das Janelas.

Acesse essa opção em Configuração do Sistema => Gerenciamento de Janelas => Regras das Janelas.

Para criar uma regra você deve clicar em Novo, definir um nome para a regra no campo Descrição, em seguida para aplicar a transparência em todo o sistema (todas as janelas), ir em Classe da janela (aplicativo) e no menu drop-down você deve seleciona a opção Expressão regular e no campo a frente, coloque apenas um asterisco *, volte ao menu drop-down e selecione a opção Sem importância.

image

Agora na aba Aparência e correções, marque as opções Opacidade ativa e Opacidade inativa, nos menus drop-down selecione a opção Forçar e no campo a frente defina 85% ou um valor de sua preferencia, para finalizar clique em OK e em seguida em Aplicar (lembrando que o Blur só será aplicado sobre a transparência, após a reinicialização do sistema).

Agora se você quer forçar a transparência em uma janela/aplicação específica na aba Correspondência da janela vocẽ deve clicar no botão Detectar propriedades da janela e em seguida clicar sobre a janela da aplicação desejada e depois em OK.

Agora se você deseja criar uma regra de exceção (onde o Blur não será aplicado), siga os mesmos passos acima e na aba Aparência e correções, marque as opções Opacidade ativa e Opacidade inativa, nos menus drop-down selecione a opção Forçar e no campo a frente defina 100%, para finalizar clique em OK e em seguida em Aplicar.

Para customizar o Blur ao seu gosto, você deve fazer isso nas configurações do efeito Borrar, que se encontra em Configuração do Sistema => Comportamento da Área de Trabalho => Efeitos da área de trabalho.


image

3 curtidas

Eu gostei muito dessa sua customização, é bem próxima do que o que eu quero pro meu sistema. Quando eu migrar pro Fedora KDE, vou usar ela como base pra minha customização.

Valeu pelo tutorial completinho :heart:

4 curtidas

Levando em consideração as suas dicas e que o Deepin tbm está baseado no Kwin, instalei “Configurações do Sistema”, do plasma, e coloquei transparência no gerenciador de arquivos do Deepin utilizando o script force blur.

Estão abertas as possibilidades, até mesmo instalação e personalização pelo kvantum, quem sabe?

Painel de controles do plasma e leve transparência no gerenciador de arquivos:

Gerenciador de arquivos:

Estão abertas as possibilidades, vai da criatividade de cada um.

5 curtidas

O dia chegou, não como esperava. Baixe o Kubuntu Desktop no Ubuntu e resolvi dar uma chance. Ficou lindão.

4 curtidas

Onde encontro o Window Buttons? Vi na KDE Store e baixe uma opção mas não sei instalar…

3 curtidas

@Kazvko, dá uma olhadinha nesse passo a passo aqui!

4 curtidas

Customização show, meus parabéns, ficou muito bonita, creio que no kubuntu 20.04, com plasma 5.18 ficará legal, farei um teste na vm depois

4 curtidas