Tutorial com fazer GPU Passthrough macOS e Windows no Linux

Como fazer gpu passthrough e também Hackintosh virtual esse tutorial é válido para Windows 10 caso queira fazer o gpu passthrough para games no windows

Configs do computador utilizado : Core i5 4590s, 8gb memória ram , AMD RX 550 2GB e intel Graphics 4600

OBSERVAÇÃO : Para o tutorial será necessário DUAS placas de vídeo uma para a máquina host e outra para o hackintosh e também DOIS monitores um para cada máquina .

No meu caso eu utilizei a minha placa de vídeo dedicada do meu desktop que no caso e uma AMD RX 550 para máquina virtual do hackintosh e para Host eu usei a placa de vídeo integrada do processador Intel HD Graphics 4600

OPCIONAL: Se possível utilize mouse e teclado adicionais separado da máquina host

Primeiro vamos no terminal e instalar o virt manager com os seguintes comandos:

(1): echo 1 | sudo tee /sys/module/kvm/parameters/ignore_msrs

(2): sudo apt-get install qemu uml-utilities virt-manager git \

wget libguestfs-tools p7zip-full -y

Após instalar o virt manager digite o seguinte comando no terminal :

sudo usermod -aG kvm $(whoami)

depois vamos adicionar um repositório do GitHub

cd ~

git clone --depth 1 GitHub - kholia/OSX-KVM: Run macOS on QEMU/KVM. With OpenCore + Big Sur + Monterey support now! Only commercial (paid) support is available now to avoid spammy issues.

cd OSX-KVM

Após adicionar o repositório digite o seguinte comando para selecionar a versão do macOS para ser baixada :

./fetch-macOS-v2.py

Selecione a versão desejada

Agora para converter a imagem baixada e criar a partição para instalação do macOS

qemu-img convert BaseSystem.dmg -O raw BaseSystem.img

qemu-img create -f qcow2 mac_hdd_ng.img 120G

OBSERVAÇÃO : AQUI EU CRIEI UM HD DE 120G MAS VOCÊ PODE CRIAR DO TAMANHO QUE VOCÊ QUISER EDITANDO APENAS

Para iniciar o macOS use esse comando aqui:

./OpenCore-Boot.sh

Depois disso vamos para instalação:

Ao iniciar o mac os selecione a opção Disk Utility

Selecione o seu hd criado e apague ele usando o formato Mac OS Extended (Journaled)

em seguida selecione o seu HD formato e aguarde a instalação

Agora vamos adicionar o macOS ao virt manager

edite o arquivo macOS-libvirt-Catalina.xml e altere os vários caminhos de arquivo (pesquise as strings CHANGEME nesse arquivo). O seguinte comando deve fazer a mudança normalmente

USE ESSE COMANDO :

sed “s/CHANGEME/$USER/g” macOS-libvirt-Catalina.xml > macOS.xml

virt-xml-validate macOS.xml

Em seguida Crie uma VM executando o seguinte comando:

virsh --connect qemu:///system define macOS.xml

Abra o virt-manager e inicie a máquina virtual macOS.

em caso de erro para criar a VM vamos no nano editar as permissões de usuário utilizando os seguintes comandos :

sudo nano /etc/libvirt/qemu.conf

Procure por #user =”root” e edite para seu usuário e apague o # e faça a mesma coisa em #group = “root”

Após a edição salve e feche o nano e digite o seguinte comando no terminal :

sudo systemctl restart libvirtd

GPU PASSTHROUGH vamos baixar o arquivo do e extrair do seguinte link :

agora vamos no terminal como usuário Root e acessar o arquivo baixado com LS

Em seguida digite o seguinte comando :

Chmod +x popos_helper.sh

após digite ./ para executar o processo

Após a instalação reinicie o computador e vá para as configs do virt manager e apague os monitores e outros adaptadores de vídeo e adicione a placa de vídeo e aproveite de um hackintosh virtual com super performance

Esse tutorial foi feito com base e utilizando outros tutoriais de youtubers e usuários links de tudo utilizado aqui embaixo

links usados:

Resultado Final

7 curtidas

não entendi muito bem, nesse caso a pessoa tem uma placa de vídeo dedicada pra o outro sistema, mas CPU e RAM e parte do HD fica pra os dois sistema?, ser for isso era bom a pessoa ter muita RAM e um processador desse de 64 Núcleos kkkkk

e possivel tambem fazer com memoria ram , ssd ,hd entre outros porem quanto recursos tiver mais rapido fica a vm

Aproveitando o post…, para quem quiser instalar no Virutalbox também é possível, o desempenho é inferior, mas é mais facil

após criar a máquina virtual feche o virutalbox e execute esses comandos no terminal:

VBoxManage modifyvm "macos-cat" --cpuidset 00000001 000106e5 00100800 0098e3fd bfebfbff
VBoxManage setextradata "macos-cat" "VBoxInternal/Devices/efi/0/Config/DmiSystemProduct" "MacBookPro15,1"
VBoxManage setextradata "macos-cat" "VBoxInternal/Devices/efi/0/Config/DmiSystemVersion" "1.0"
VBoxManage setextradata "macos-cat" "VBoxInternal/Devices/efi/0/Config/DmiBoardProduct" "Mac-551B86E5744E2388"
VBoxManage setextradata "macos-cat" "VBoxInternal/Devices/smc/0/Config/DeviceKey" "ourhardworkbythesewordsguardedpleasedontsteal(c)AppleComputerInc"
VBoxManage setextradata "macos-cat" "VBoxInternal/Devices/smc/0/Config/GetKeyFromRealSMC" 1

VBoxManage modifyvm "macos-cat" --cpu-profile "Intel Core i7-6700K"
VBoxManage setextradata "macos-cat" "VBoxInternal2/EfiGraphicsResolution" 1440x900

onde “macos-cat” é o nome da sua maquina virtual. E --cpu-profile é pra quem usa processador AMD

Volte no Virtualbox e faça as configurações da maquina virtual. coloque a iso do macos
obs: Se o processador for AMD, não pode habilitar os recursos extendidos(PAE/NX e VT-x/AMD-V Aninhado)

Depois é entrar na iso particionar o hd virtual e fazer a instalação…

outras opções de resolução de tela:

1280x720
1920x1080
2048x1080
2560x1440
3840x2160
1280x800
1280x1024
1440x900
1600x900

1 curtida

Obrigado por compartilhar essa dica.

:vulcan_salute:

eu queria que desse pra joga no virtual box, pq pense que eu tenho raiva de usar o wine pra joga lol, e toda hora dano erro.