[Tuto] Rclone (sincronização de serviços em nuvem)- instalação e configuração - simples, interativo e funcional

Pessoal, segue o passo a passo para instalar e configurar o rclone.
O rclone é uma ferramenta de linha de comando (CLI) gratuita e de código aberto, conhecida como o “canivete suíço do armazenamento em nuvem”. Ele permite sincronizar, mover, fazer backup e gerenciar arquivos entre seu computador e mais de 70 serviços de nuvem, incluindo Google Drive, Dropbox, OneDrive e Amazon S3, sendo ideal para automação de tarefas e transferência de dados.

O bom desta ferramenta é que está nos repositórios oficiais da maioria da distribuições de Linux. Compatíveis com os mais conhecidos gerenciadores de arquivos: dolphin, nautilus, thunar e etc…

Para instalar segue alguns exemplos:

Arch

sudo pacman -S rclone

Debian

sudo apt install rclone

Fedora

sudo dnf install rclone

Configuração:

Utilize o comando abaixo para configurar de modo interativo.

rclone config
  1. Escolha n) New remote
  2. Coloque o nome remoto: exemplo gdrive para google drive
  3. Storage> escolha 24 ou drive
    24 / Google Drive
    \ (drive)
  4. client_id> deixa em branco
  5. client_secret> deixa em branco
  6. scope> escolha 1 para ter ecesso completo
    1 / Full access all files, excluding Application Data Folder.
    \ (drive)
  7. Option service_account_file. deixe em branco
  8. Edit advanced config? escolha n
  9. Use web browser to automatically authenticate rclone with remote? ecolha y para autorizar via navegador
    Veja se no fim terá

Success!
All done. Please go back to rclone.

1. Configure this as a Shared Drive (Team Drive)? escolha não
  2. Keep this “gdrive2” remote? escolha y para confirmar o retomo

Feito isso, a parte de configuração interativa está finalizada.

Vamos criar agora a pasta que irá funcionar com o acesso remoto.
Aqui criei na pasta do usuário em home.

mkdir -p /home/swatquest/meudrive

Estes dois processos abaixo são opcionais.

Vamos modificar o usuário e grupo da pasta

chown swatquest:swatquest ~/meudrive

Se quiser mude a permissão

chmod 755 ~/meudrive

Com a pasta criada iremos criar um mount no fstab para iniciar no boot. Contudo não será montada automaticamente. E depois de montada você pode desmontar via gerenciador de arquivo.

Exemplo de linha do rclone no /etc/fstab

sudo nano /etc/fstab

[nome do remoto]: [caminho do pasta remota] [tipo de sistema de arquivo] [opções de montagem]

# partição do rclone do google drive
gdrive: /home/swatquest/meudrive rclone rw,noauto,nofail,_netdev,args2env,vfs-cache-mode=writes,config=/home/swatquest/.config/rclone/rclone.conf,cache-dir=/var/rclone  0 0

Opções de montagem

rw                -             permissão de escrita
 noauto            -             não montar automaticamente
 nofail            -             permite que o sistema inicie normalmente, mesmo que um dispositivo específico não seja montado
 _netdev           -             garante que o systemd entende que a montagem depende da rede e que faça ela depois que a rede está conectada
 args2env          -             no rclone é um parâmetro especializado usado em `/etc/fstab` para passar opções de montagem para o auxiliar de montagem em segundo plano por meio de variáveis ​​de ambiente
 vfs-cache-mode=writes  -        permite que aplicativos gravem arquivos na montagem de forma compatível, armazenando temporariamente os dados no disco local antes de enviá-los para a nuvem
 config=/home/swatquest/.config/rclone/rclone.conf - caminho de configuraçào do rclone
 cache-dir=/var/rclone -         caminho do cache do rclone

Informação adicional

allow_other       -             permitir outros usuários caso tenha problema de permissão. Dentro da home não é necessário

Pronto. Reinicie o computador e aproveite.
:+1:

Obs:
Para aplicar sem reiniciar o computador rode o comando abaixo.

sudo systemctl daemon-reload 
4 curtidas

Suporte de serviços

(Existem muitas outras, baseadas em protocolos padrão como WebDAV ou S3, que funcionam imediatamente.)

2 curtidas

Muito obrigado por fornecer as instrucoes!! Funcionou direitinho aqui no Debian 13-KDE plasma….só na hora de montar o drive que deu erro dizendo que precisa autorizacao de superuser….aí adicionei e rodou show de bola!

Veja isso

Vamos modificar o usuário e grupo da pasta

chown swatquest:swatquest ~/meudrive

Se quiser mude a permissão

chmod 755 ~/meudrive

Caso não funcione , ficando pedindo senha

Adicione no fstab

allow_other
2 curtidas

Olá!

Ficou show @swatquest, obrigado pela dica!

No Debian 13 precisei de mais alguns passos:

Habilitar allow_other no FUSE

sudo nano /etc/fuse.conf

Descomente a linha: user_allow_other

Permitir montagem pelo usuário

sudo nano /etc/fstab

Deve adicionar o parâmetro “user”, no meu ficou assim completo:

gdrive: /home/bruno/GDrive rclone rw,user,noauto,_netdev,args2env,vfs_cache_mode=full,config=/home/bruno/.config/rclone/rclone.conf,allow_other 0 0

Resolver o erro “tipo de sistema de arquivos desconhecido rclone“ no Debian 13:

sudo ln -s /usr/bin/rclone /sbin/mount.rclone

Depois disso funcionou direitinho, aqui no Debian.

Abrass! :penguin:

1 curtida

Sincronização Bidirecional com Google Drive

No meu caso, eu queria a funcionalidade de manter minha pasta ~/Documentos sincronizada (espelhada) com o Google Drive. Dessa forma garantido o Acesso aos meus documentos mesmo sem acesso a internet e manter tudo sempre organizado.

Pesquisando um pouco mais sobre o Rlone ele também possui suporte a sincronização bidirecional através do comando bisync.

Isso permite manter uma pasta local sincronizada com o Google Drive, enviando e baixando alterações.

Para um exemplo prático, criar a pasta local:

mkdir -p ~/GDrive

No Primeiro sincronismo (IMPORTANTE) coloque o parâmetro “–resync”

rclone bisync ~/GDrive gdrive: --resync

Sincronizações futuras

rclone bisync ~/GDrive gdrive: 

Se quiser uma saída detalhada adicione o parâmetro “"verbose”

rclone bisync ~/GDrive gdrive: --verbose

Pode ser interessante automatizar esse processo para rodar de tempos em tempos, existem varias maneiras de fazer isso, fique a sua escolha. Como eu não altero a pasta com muita frequência, optei por gerar um script bash e sincronizar manualmente quando for necessário.

Abrass! :penguin:

1 curtida

vou guardar essa sua dica. é uma alternativa. criei um app-menu pro gnome pra poder montar o mesmo. mas é excelente seu trabalho.

1 curtida

Tentou somente com estas opções?

rw,noauto,nofail,_netdev,args2env,vfs-cache-mode=writes,config=/home/swatquest/.config/rclone/rclone.conf,cache-dir=/var/rclone 

Colocando outras dava erro de permissão

Teste só com estas.

E execute o comando para recarregar o fstab.

sudo systemctl daemon-reload
rw                -             permissão de escrita
 noauto            -             não montar automaticamente
 nofail            -             permite que o sistema inicie normalmente, mesmo que um dispositivo específico não seja montado
 _netdev           -             garante que o systemd entende que a montagem depende da rede e que faça ela depois que a rede está conectada
 args2env          -             no rclone é um parâmetro especializado usado em `/etc/fstab` para passar opções de montagem para o auxiliar de montagem em segundo plano por meio de variáveis ​​de ambiente
 vfs-cache-mode=writes  -        permite que aplicativos gravem arquivos na montagem de forma compatível, armazenando temporariamente os dados no disco local antes de enviá-los para a nuvem
 config=/home/swatquest/.config/rclone/rclone.conf - caminho de configuraçào do rclone
 cache-dir=/var/rclone -         caminho do cache do rclone

Informação adicional

allow_other       -             permitir outros usuários caso tenha problema de permissão. Dentro da home não é necessário

Eu havia seguido o passo a passo do tutorial e deu o erro de permissão, depois fui tentando o que descrevi funcionou.

Coloquei a linha como sugeriu, e agora deu certo!

gdrive: /home/bruno/GDrive rclone rw,noauto,nofail,_netdev,args2env,vfs-cache-mode=writes,config=/home/bruno/.config/rclone/rclone.conf,cache-dir=/var/rclone

Então talvez, pode alguma particularidade do Debian relacionado ao arquivo “fuse.conf” ou ao link do executável “/sbin/mount.rclone”.

Deixei da forma que sugeriu, valeu!

Eu não sei qual é, pois não pesquisei a fundo, mas ox-systemd.automount e default gerava o erro de permissão

Estas opções estão na primeira mensagem, deve ter copiado errado.

Estou curtindo demais o Rclone essa funcionalidade de sincronização de pasta usando o bisync.

Apenas para atualizar a minha experiencia de uso, e para quem estiver usando o Rclone para fazer sincronização de pasta usando o bisync no Debian 13, depois de algum tempo aqui para mim começou a aparecer alguns erros na hora de sincronizar as pastas.

Então resolvi substitui o pacote que instala pelo repositório do apt pelo binário que baixa direto do site deles, e assim não deu mais o erro.

1 curtida

Adorei que o RClone consegue fazer a sincronização com o Onedrive de forma bem competente.

Eu estou usando ele no lugar do Onedrive/OnedriveGUI, pois no Void eu simplesmente não consegui usar o OnedriveGUI, pois a versão do onedrive do Void é antiga demais para a versão AppImage e a versão em Python não consegue reconhecer uma das dependências do sistema e o onedrive simplesmente é impossível de configurar e o Dev no Github simplesmente joga a culpa na Microsoft.

Daí fui para o RClone e foi muito mais fácil do que pensei que seria:

E acabei até criando um Script para poder simplificar o comando.

E isso funciona bem com o Onedrive também.

2 curtidas

Você adicona o bisync pelo cron?

Fiz uma pesquisa.

Segue o procedimento.

. Automatizar no Linux e macOS (Usando Crontab)

No ⁠rclone forum, a recomendação de agendamento padrão para o bisync é a cada 15 a 30 minutos, ou conforme sua preferência

Crie um arquivo de script simples (ex: backup_bisync.sh) para evitar falhas de contexto:

#!/bin/bash
rclone bisync local:pasta remoto:pasta --create-empty-src-dirs --log-file /var/log/rclone_bisync.log --log-LEVEL INFO
  • Abra o terminal e digite crontab -e para editar suas tarefas agendadas.

Adicione a linha abaixo para rodar o script a cada 15 minutos:

*/15 * * * * /bin/bash /caminho/para/seu/script/backup_bisync.sh
2 curtidas

15 a 30 minutos? Eu só faço o bisync quando eu realmente preciso de algo do Onedrive, o que pode ser de “dentro de algumas horas” a “dias” :eyes:

1 curtida

Como não atualizo com muita frequência, criei o script e coloquei um botão na barrinha para executar ele, apenas uso quando precisa atualizar mesmo.

image

1 curtida

Você executa o comando e ele sincroniza com a pasta.
Qualquer modificação é só rodar o comando de novo que ele atualiza no google drive?

@tijolaum

Aqui criei um arquivo desktop em /.local/share/applications/
rclone-bisync.desktop

conteúdo

[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Rclone Bisync
Comment=Bidirectional Sync with Cloud Storage
Exec=rclone bisync ~/Gdrive gdrive: --resync
Icon=system-software-update
Terminal=false
Categories=Utility;FileTransfer;
2 curtidas

segui sua dica e utilizo o rclone do site. parece que ficou muito mais rápida a navegação no diretório que uso para o google drive e a sincronização também. a versão do rclone do debian 13 é 1.60. a do site, 1.74. acho que melhoraram muita coisa.

2 curtidas