TTY vazio no Pop OS

Vou tentar resumir 80% da história…

Eu basicamente alterei algo importante que fez o lightdm não carregar mais

Isso poderia ser resolvido com o TTY, porém, por algum motivo o TTY do meu Pop!_OS está vazio

Já tentei apertar de tudo incluindo: ctrl + alt + f2, f3, f4… tentei também ctrl + alt + t, a, b, c… porém todos aparecem vazios.

Alguém sabe como resolver isso?

OBS: Estou usando AMD

Eu ia sugerir que apertasse essa sequencia de teclas mesmo, mas se nem isso resolveu, acho que so partindo pra coisas como acessar a root do sistema instalado por meio de um outro sistema em um pendrive e tentar modificar a variavel do lightdm por la, caso isso sequer seja possivel. Lembro ter tentado no archlinux, imagino que o pop tenha algo parecido? Ou talvez tenha que dropar pro shell level, enfim, coisas avancadas que sinceramente eu nao sei fazer.

Se tiver complicado e nao tiver como esperar/nao conseguir, o jeito sera reinstalar.

(Alias, o pop nao usa gdm3? Pra que colocou o Lightdm? :O)

Boa sorte!

Edit: Alias, pensei melhor. No inicio do seu sistema, voce nao consegue segurar shift pra abrir o menu do pop, e escolher um kernel “fallback”/“modo de seguran’ca”? Acho que vai poder entrar l’a e fazer as altera’coes necessarias. Esse tal modo fallback seria como o menu de instalação do Pop, ou um menu bem básico que te permita selecionar outro kernel.

Aliás, você instalou a versão 20.10 ou fez upgrade? Pode ter algo a ver, também.

O tty não está carregando pois o systemd não terminou a inicialização do computador. Eu acho que além desse erro no lightdm, deve haver outro erro em um runlevel anterior (que talvez seja apenas um erro que causou o crash do lightdm).

Você consegue com certeza um tty se mudar o programa init usando argumentos do kernel. Na tela do grub edite a linha que começa com linux e adicione init=/bin/bash Isso vai iniciar o seu computador apenas com o bash, extremamente básico. Se o raiz estiver como somente-leitura, remonte ele em leitura escrita mount -o remount,rw / pra conseguir fazer alguma coisa. É algo equivalente a dar boot pelo pendrive e fazer chroot no seu sistema, como indicado pelo colega acima!

Dicas:

  • O melhor caminho é tentar lembrar o que foi feito, fica bem mais fácil de ajudar a desfazer. O bash tem o comando history que lista o histórico de quase todos os comandos que você deu (ele não salva quando fecha a sessão com KILL).
  • Tentar carregar um kernel anterior ou escolher o modo de recuperação na tela do GRUB.
  • Investigar os logs de sistema na inicialização mal-sucedida e ver melhor o que aconteceu. Esse é o procedimento padrão para investigar um erro misterioso.

Era legal ver como tentar usar a partição de recuperação que o Pop_OS cria. Imagino que seja pelo grub mesmo, no modo de recuperação. Daí é isso, assim que ligar, apertar shift para aparecer o grub (ou o equivalente dele, Pop_OS não usa grub, acho) e nas opções avançadas, buscar pela recuperação

1 curtida

Poutz, é verdade! O Pop não usa GRUB…