Truques e Dicas para melhorar performance em Jogos

Num sistema operativo em que tens controlo absoluto sobre o Sistema e estamos a atravessar um periodo em que o Linux é cada vez mais uma alternativa ao Windows para jogos, algo que é pouco explorado é exatamente truques e dicas para otimizar o Linux para jogos, pelo menos do que eu tenho visto.
Dito isto para voces quais sao as melhores configuraçãoes para ter uma melhor experiencia com jogos no Linux??

Eita complica por que muitas distros conseguem consumir menos recursos que o Windows 10, mas vamos lá qual o suposto hardware?

Supomos que o seu hardware use placa de video AMD ou alguma onboard Intel, então a melhor escolha para ter os drivers mais atuais seja melhor uma distro RR como Fedora e Manjaro.

Mas caso você use Nvidia distros baseadas em Ubuntu geralmente funcionam mais “fácil” que em outras distros, e por ser LTS dificilmente as atualizações de kernel como em distros RR possa causar alguma tela preta, por ser um driver proprietário (hehehe agora me lembrei do discurso de Linus Torvalds)

Edit: Tem que levar em consideração o suporte do seu hardware, os recursos da placa de video, como suporte a Vulkan e qual OPENGL, também tem que levar em consideração qual o porcessador e a quantidade de RAM, para computadores com menos RAM eu sempre aconselho a usar o XFCE, mas no meu hardware o desempenho dos jogos no KDE ficou igual ao XFCE