Troquei de placa de vídeo e agora só dá vídeo até a logo

Troquei da GTX 1650 (Nvidia) para uma RX 580 (AMD) e agora o PC só dá vídeo até a logo do Mint. Sei que não é problema na placa de vídeo, pois a mídia de instalação do mint que está em um pendrive dá vídeo normalmente, porém não quero formatar o PC para não perder toda minha configuração.

Estou ciente de que é problema relacionado a drivers, mas não sei como resolver isso.

Recorri ao Gemini e executei os seguintes passos propostos por ele:

Acessar o Recovery Menu do GRUB e ir em root e executar:

mount -o remount,rw /

apt-get purge nvidia*

reboot

Infelizmente esse passo a passo da IA funcionou. :sweat_smile:

Desde já agradeço aos que me ajudarem. :folded_hands:

Entra no modo recorevy

sudo apt purge ‘nvidia*’
sudo apt autoremove
sudo update-initramfs -u
sudo reboot

Veja se vai travar. Se travar de novo, aperte CTRL+ALT+F1 (ou F2, F3, F4) para entrar no modo terminal, faça login e digite:

journalctl -b -p 3

E mande os erros aqui

OFF: Sempre procure respostas em fórum, principalmente no da sua distro. Em ultimo caso recorra a IA e quando recorrer usa uma IA que presta, porque Gemini não presta. Use o GPT ou o Claude

Olá!

Aproveitando que o @Cassiano já passou o caminho, gostaria de sugerir que antes, verifique se o Fast Boot está desativado nas configurações da sua placa mãe BIOS/UEFI.

Pois quando ativado, em vez de verificar minuciosamente cada componente conectado, o Fast Boot assume que o hardware é o mesmo da última inicialização, isso pode atrapalhar a detecção de novo hardware no Linux, como uma placa de vídeo (GPU), porque ele ignora, pula ou acelera etapas cruciais de inicialização.

Abras! Que a força do pinguim esteja com você! :penguin:

Bom dia, @Cassiano

Retornou o seguinte:

Mar 29 11:28:10 jldev-desktop thermald [733]: Thermal DTS or hunson: No Zones present Need to configure manually
Mar 29 11:28:11 jldev-desktop kernel: kvmammd: CPU 0 isn’t AMD or Hygon
Mar 29 11:28:17 jldev-desktop kernel: kvm_amd: CPU 1 isn’t AMD or Hygon
Mar 29 11:28:17 jldev-desktop kernel: kvmand: CPU 1 isn’t AMD or Hygon
Mar 29 11:28:17 Jldev-desktop systemd[1]: Failed to start casper-md5check.service casper-md5check Verify Live ISO checksums.
Mar 29 11:29:04 jldev-desktop login [1414]: PAM unable to dlopen(pam_lastlog.so): /usr/lib/security/pam_lastlog.so: cannot open shared object file: No such file or directory
Mar 29 11:29:04 Jldev-desktop login [1414]: PAM adding faulty module:  pam_lastlog.so

Bom dia.

Já está desativado.

Cara, seu processador é Intel? Acho que não está detectando sua placa AMD. As 4 primeiras mensagens dizem isso.
Tem certeza que ela esta sendo reconhecida?

Entra no terminal pelo recovery e usa um lsmod | grep nvidia e manda o que aparece.
Aproveita e manda tbm

journalctl -b | grep -E “amdgpu|drm|gpu”.
lspci | grep -i vga
lsmod | grep amdgpu

Sim. É um Core i3 3250.

Não sei lhe dizer, mas o cabo HDMI está conectado na placa de vídeo, ou seja, o vídeo está saindo dela.

Não retornou nada.

Não retornou nada.

Retornou:

01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Polaris 20 XL [Radeon RX 580 2048SP] (rev ef)

Retornou:

Adicione o parâmetro no kernel

amdgpu.dc=0

Adicionei ele na edição de parâmetros do GRUB (pra testar) e não funcionou.

Ok

Tente nomodeset no kernel

E veja se o linux-firmware está instalado

Funcionou, amigão. O sistema iniciou. Porém a resolução fica em 800x600 (igual a quando inicia no modo de segurança) e não é possivel mudar nada no Display Settings.

Como faço isso?

É normal.

Ele impede de carregar os drivers amd,nvidia e etc…

Voce pode instalar um drive genérico melhor

Veja se i stalou o drive amanhã d de video

Não uso mint.

Teria que pesquisar.

Parece que tem que baixar no site da amd.

Depois de tudo concluído, tire o nomodeset

Olá Jair!

Quando instala ou troca a placa de video, primeiramente é conferir na nas configurações da sua placa mãe BIOS/UEFI se reconheceu corretamente sua placa de vídeo e se ela está como padrão, tipo quando o processador possui um GPU integrada, verifique se sua placa de video está como principal. Para isso convém pesquisar como fazer conforme o modelo da sua placa mãe.

Depois deve remover completamente os drivers da nvidia como o @Cassiano muito bem explicou.

Porém mesmo removendo os drivers pode acontecer de ficar alguns “lixos” de configuração, pois o driver na Nvidia para funcionar corretamente e evitar conflitos, coloca o Driver Nouveau numa blacklist do modprobe. Portanto verifique na pasta /etc/modprobe.d/ se existe algum arquivo com o nome por exemplo: nvidia.conf, nvidia-blacklists-nouveau.conf ou nouveau-kms.conf etc… caso houver dele ser removido, eu prefiro mover para uma pasta dentro da minha home, assim fico mais tranquilo de não perder o arquivo e poder reverter caso algo dê errado. depois de tudo certo posso apagar o arquivo tranquilamente.

Você também deve garantir que o driver Nouveau está instalado

sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt-get install --reinstall xserver-xorg-video-nouveau
sudo update-initramfs -u

Bom te passei o conceito por alto, não tenho experiencia com o Mint, portanto isso não é um guia de correção, é apenas um “caminho das pedras” para esclarecer melhor sua duvida.

Sua pesquisa no geral deve ser primeiro remover completamente o driver Nvidia do Linux Mint (inclusive arquivos de configuração) e como voltar o driver Nouveau.

Não esqueça de desfazer o nomodeset depois de tudo pronto para testar se tudo deu certo.

1 curtida

Sobre firmware

Procure

apt list | grep  *-firmware*

veja se está instalado

[ RESOLVIDO ]

Era uma configuração na BIOS. (Mas suponho que a desinstalação completa dos drivers da Nvidia e a reconfiguração do Nouveau também fizeram parte do processo)

No meu caso, para chegar nas configurações gráficas:

BIOS > Chipset > System Agent (SA) Configuration > Graphics Configuration

Se eu quiser usar somente a saída da placa de vídeo:

Primary Display: Auto ou PEG (PCI Express Graphics)
Internal Graphics: Disabled (“desativado”)

Se eu quiser usar a saída da placa de vídeo e a da placa mãe (para usar 2 monitores):

Primary Display: IGFX (Gráficos Integrados) 
Internal Graphics: Enabled (“ativado”)

PEQUENA OBSERVAÇÃO:

Ainda não entendi o porquê dessa configuração:

Primary Display: PEG (PCI Express Graphics) 
Internal Graphics: Enabled (“ativado”)

que, na minha concepção, seria a mais lógica, estar dando esse problema (de não dar vídeo após o boot). Se alguém puder me ajudar a entender, agradeço. :grin::+1:

Enfim, de qualquer forma: RESOLVIDO.

Obrigado a todos pela imensa ajuda. :folded_hands:

@swatquest @Cassiano @tijolaum

2 curtidas

Como padrão vem como pci.

Se tiver igfx a pci estará desativada.

Desativar onboard é opcional para otimizar o boot.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.