Estou querendo migrar para Linux, pois o notebook que estou usando para programar e até jogar alguns jogos mais leves já está “antigo“ e está começando a dar uma engasgadas (É um i5 de 8ª com vídeo integrado, 8Gb de RAM, 500Gb de memória). Com isso eu tava em dúvida em quais distros utilizar: Pop"!_OS, Mint, Zorin. Sei me virar pois já trabalhei com Zorin e Rocky na faculdade, então não sou um iniciante, porém não consigo me decidir.
Linux mint cinnamon até ficar confortável depois arch kde.
Temos várias opções: TigerOs, BigLinux, RegataOS ( estes são do Brasil)
Agora, também gosto do Zorin ( para mim, é o mais bonito de todos) Pop Cosmic, Policorp, Linux mint.
Boa tarde, amigo. Essa pergunta é um tanto quanto de cunho subjetivo, tendo em vista as preferências pessoais de cada um! Todavia, eu acredito que, em um momento de transição, vale testar algumas distros diferentes até que você chegue ao veredito final. Eu realizei o mesmo processo até me decidir pelo Linux Mint! Tomei tal decisão muito baseado na facilidade de instalação e compatibilidade com meus hardwares que não são lá tão específicos, pois não tenho nada de muito extravagante! Só o que não consigo configurar de forma alguma é o aplicativo de escaneamento da minha multifuncional Epson L3150, pois já tentei de tudo e não resolvi. Porém, como o aplicativo de escaneamento do Linux Mint consegue encontrar meu multifuncional, não me preocupei em quebrar a cabeça com isso. Espero que possa ter te ajudado e, caso precise de ajuda, basta responder meu post. Um grande abraço
MX Linux e quando pegar o jeito Arch Linux.
Eu sei que vai parecer surreal o que vou falar, mas tente começar pelo Arch. Sério, pesquise bastante sobre ele, pq o AUR tem praticamente tudo o que eu preciso, sei q ele n tem interface gráfica para instalar, mas já distros baseadas em Ubuntu, um amigo meu teve dificuldades em encontrar instaladores de certos emuladores e programas e teve q ir pra flatpaks, que infelizmente, n tem o mesmo desempenho (falo isso pq infelizmente nossas máquinas não são tão boas, e 1 fps a mais faz toda diferença)…
Ou então começe pelo Linux Mint pq ele é muito fácil de usar, e depois, quando tiver tempo, tente dar uma chance para o Arch ![]()
Eu testei o Pop OS e o Zorin OS, são distribuições muito boas. Mas atualmente estou utilizando a distro brasileira Policorp Linux. É um sistema que entrega bem pela sua simplicidade. O que compensa fazer também é iniciar as distro nas versões live para ver as compatibilidades de hardware e ver as que você gosta mais, antes de instalar.
Só dando um preambulo antes de responder hehe. Eu sou contra isso de “evoluir” para um arch linux, gentoo, ou algo “harcore”. Não existe isso, usa a que mais te satisfaz. Eu uso Linux tem mais de 20 anos e até hoje uso Ubuntu, Mint, entre outros. Escolhe uma que te agrade em questão de filosofia e usabilidade e pronto. Depois que você entende de fato como funciona o sistema a distribuição não importa tanto assim, a gente acaba usando a que enche menos o saco no final das contas e a que mais se encaixa no propósito, ou a que mais se encaixa na sua filosofia e visão de mundo.
Uma coisa muito importante: vê como é o suporte dessa sua GPU integrada com Vulkan, se não tiver suporte pro Vulkan esquece jogar no Linux via proton/dxvk/etc, só vai funcionar emulador e jogos nativos. Acredito que por ser de oitava geração da Intel tenha um suporte ok, mas vale a pena verificar de antemão para não passar raiva.
Finalmente, respondendo a pergunta inicial do OP, eu passaria o PopOS (explico abaixo) e iria no Mint ou Zorin. Você prefere Gnome ou CInnamon/XFCE? Faz questão de usar Wayland? Acho que se resume a isso.
PopOS ficou num limbo meio estranho nos últimos meses, a versão mais “completa” é baseada num Ubuntu LTS de 4 anos atrás e a versão moderna está com uma interface nova meio “beta” ainda, então algumas coisas estão com as pontas mal acabadas. Por esse motivo eu deixaria ele de lado enquanto dão uma polida no Cosmic.
Fato: Depois de instalar o Arch, vc nunca mais voltará para o outro $i$tema.
Escolha e teste.
Rapá instala uma Distro toda semana! Isso é bom demais! Só assim você saberá de qua delas você mais gosta.
Minha irmã tem o Zorin instalado no note antigo, que já não aguentava Windows 10 e placa de vídeo não é reconhecida pelo Windows, e ficava muito lento para usar, ela ainda usa Windows, e o Zorin tá rodando de boas, sem travamento. Tem muitas distros por ai, é difícil testar tudo e ver o que gosta mais, por exemplo, Debian é estável, mas roda com kernel mais antigo comparado a versão do kernel atual que acho 6.18, eu uso ubuntu 24.04.3 com kernel 6.14, se você gosta de manter atualizado com as versões mais atuais como o kernel, o ubuntu por exemplo vai lançar em abriu um novo sistema LTS(Longo Tempo de suporte) com o kernel mais recente, não sei a versão, mas será com certeza mais recente que o Debian, baixa a iso para cada sistema para testar, a maioria tem um sistema que roda direto do pendrive, sem precisar instalar nada, ai você experimenta e vê qual gosta.
Eu tenho um note i5 desse. O que tem de diferente do seu é que uso um SSD de 450Gb. O que recomendo você fazer. A diferença em relação ao HD mecânico é gigantesca.
No meu i5 estou usando o Big Linux, tal qual uso no meu desktop que é outro i5, com placa de vídeo Nvidia.
Posso dizer pra você que tudo aqui funciona muito bem. Jogo, uso meus apps, edito vídeo, faço live. Tanto usando o desktop quanto o notebook.
Pra você está começando nesse mundo tem distribuições muito boas que irão substituir bem o Windows sem te gerar perdas. Eu cito, na minha opinião, as seguintes:
- Zorin OS 18
- Linux Mint 23 Cinnamon
- Big Linux KDE
- Big Linux Cinnamon
- Tiger OS KDE
- Policorp Linux
São distros muito completas, bem intuitivas, fáceis de instalar e usar. Todas elas vão rodar muito bem no seu i5. Mas priorize por um SSD ai. Deixe esse HD só pra dados. Falo por experiência.
Meu notebook é um Dell Inspiron i5 e meu desktop eu montei um i5 com uma placa mãe ASUS Z97-A.
Estes meus i5, são todos antigos e nenhum roda bem o Windows 11. Até mesmo o desktop que tem uma placa de vídeo Nvidia.
Eu acho que seria melhor testar o Mint e o Pop!_OS. Faça um teste rápido e fique em um deles só para se estabelecer. Depois, você dá uma olhada no que cada distro tem de diferente. Tipo: o que faz o Ubuntu ser o Ubuntu?
Olhe a comunidade da distro, como as pessoas ajudam e como o sistema pode te ajudar. Onde você se sentir acolhido e se sentir bem, aquele é o seu lugar.
Dito isso, o DEBIAN É O MELHOR e todos os outros estão errados! kkkkkkkkkk. Boa sorte!
Se você tem dúvida entre os 3 use então os 3 e veja quais te atende melhor.
Minha primeira distro foi o mint, gostei do mint e usei por um bom tempo e não tenho nada a reclamar da distro porém alguns meses depois conheci o peppermint onde foi amor a primeira vista. Eu já tinha conhecido o Ubuntu e o Fedora que são grandes distros de peso mas preferi o Peppermint e não troco essa distro por nenhuma outra mas respeito muito a galera. Ele me acompanhou quando eu tinha o FX-8350 e o meu atual Ryzen5 5500 sem um único erro de sistema até agora e no mês de fevereiro desse ano completo 2 anos de fidelidade de uso no peppermint.
Boa sorte rapaz, espero que uma ou duas dessas distros que você tem em mente possa te dá uma excelente experiência.
OP, depois de ver a lista de sugestões que todos estão dando aqui, eu recomendo o seguinte:
Instale o Ventoy em um pendrive.
Baixe as ISOs de todos os sistemas que você quiser experimentar
Experimente as versões LIVE a partir de boot pelo pendrive usando o Ventoy
Instale aquela que lhe parecer mais bacana a partir da experiência
Eu acho que mais de 99% das pessoas acabam se sentindo bem confortáveis usando o Mint. Eu fiz muito distro hopping e acabei sossegando no Mint.