Olá pessoal blz ?
Contextualização:
Estou postando a solução que deu certo para o meu problema de GPU(talvez por “N” variáveis pode não funcionar com você não desista continue procurando), nas ultimas versões do POP_OS eu não conseguia escolher qual driver a minha GPU deveria usar, isso é um problema se você precisa do melhor desempenho em jogos, o Jonathan fez um tutorial (https://diolinux.com.br/amd/ativar-driver-correto-para-gpu-amd-antiga.html) ele explica melhor o porque de precisar mudar o driver.
Resolução:
Por algum motivo o POP parou de usar o Grub ele usa agora o “systemd” o que precisa fazer e a mesma solução em um local diferente.
Basicamente, abra o terminal e digite ‘sudo nautilus’ digite sua senha
vai abrir uma janela em root (cuidado para não deletar nada) não feche o terminal agora aperte CTRL + L e cole esse caminho /boot/efi/loader/entries
vai encontrar um arquivo de configuração chamado
Pop_OS-current.conf abra-o e cole o comando ‘rw radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1’ (sem aspas) no final sua entrada fica assim:
title Pop!_OS
linux /EFI/Pop_OS-7910b06e-8111-4d71-9143-3aa7e9ac7730/vmlinuz.efi
initrd /EFI/Pop_OS-7910b06e-8111-4d71-9143-3aa7e9ac7730/initrd.img
options root=UUID=7910b06e-8111-4d71-9143-3aa7e9ac7730 ro quiet loglevel=0 systemd.show_status=false splash rw radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1
salve e reinicie o sistema.
E é isso.
pra ter certeza se deu certo abra o terminal e digite: lspci -k | grep amdgpu
se aparecer isso deu certo
Kernel driver in use: amdgpu
Kernel modules: radeon, amdgpu
espero ter ajudado comente se tiver alguma duvida e não deixe de falar se deu certo.
Solução original Supporting systemd-boot / GRUB Selection · Issue #23 · pop-os/distinst · GitHub