Recentemente instalei o Manjaro GNOME no meu notebook que tem uma GPU dedicada NVIDIA GeForce 940MX de 2gb e, aparentemente, uma GPU Intel HD Graphics, dessas integradas.
Nunca tive esse problema em outras distros, então por isso estou aqui quebrando a cabeça pra tentar utilizar a placa NVIDIA ao invés da Intel Graphics para obter um desempenho melhor em jogos como CS:GO (basicamente o único que jogo, mas vez ou outra eu jogo NBA2K). Alguém pode me dizer como fazer isso no Manjaro GNOME?
Tenho o último driver NVIDIA instalado (video-nvidia-455xx) e também estou com o sistema todo atualizado.
A saída do comando $ glxinfo | grep OpenGL é:
OpenGL vendor string: Intel
OpenGL renderer string: Mesa Intel(R) HD Graphics 620 (KBL GT2)
OpenGL core profile version string: 4.6 (Core Profile) Mesa 20.2.3
OpenGL core profile shading language version string: 4.60
OpenGL core profile context flags: (none)
OpenGL core profile profile mask: core profile
OpenGL core profile extensions:
OpenGL version string: 4.6 (Compatibility Profile) Mesa 20.2.3
OpenGL shading language version string: 4.60
OpenGL context flags: (none)
OpenGL profile mask: compatibility profile
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.2 Mesa 20.2.3
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.20
OpenGL ES profile extensions:
No Arch, ao menos, se você não tiver nada “competindo” pela placa Nvidia (Bumbleebee, Optimus Manager, etc.) é relativamente simples rodar coisas na placa dedicada com o driver atualizado:
Instale o pacote nvidia-prime
prime-run comando_jogo no terminal ou prime-run %command% nas opções de inicialização da Steam.
prime-run glxinfo por exemplo deve confirmar que a placa Nvidia está tendo o OpenGL reconhecido.
O teu caso é que você tem um note com duas placas. Isso foi pensado para que a placa da intel seja utilizada por default (por consumir menos bateria) e a placa NVIDIA, somente em situações especiais.
Aqui, me parece que você está com o driver errado. Eu não uso o manjaro e nem tenho um notebook desses. Mas lendo aqui, você precisa de um driver com um outro nome. Algo como video-hybrid-intel-nvidia-455xx-prime
Daí, quando quiser utililizar a placa da NVIDIA, é só chamar pelo PRIME.
Por exemplo, para rodar o comando xxx utilizando a placa NVIDIA…
Engraçado que depois de ter feito o post, eu consegui fazer a placa NVIDIA rodar, mas pelo visto agora só ela está rodando, vou tentar instalar o prime.
Entendi, vou desinstalar o que está aqui agora e instalar esse pra ver.
“xxx” seria a aplicação que quero rodar usando a placa NVIDIA? No meu caso seria então:
$ prime-run counter strike
(embora eu ache que o nome mesmo seja outro pra fazer rodar)