Troca de HD e backup

Boa noite, estou para trocar um HD velho do notebook e transformá-lo em HD externo via case para backup. São duas partições ext4:

Device Boot Start End Sectors Size Id Type
/dev/sda1 * 2048 179898367 179896320 85,8G 83 Linux
/dev/sda2 179898368 976771071 796872704 380G 83 Linux

Pensei em clonar a sda1 no novo HD com o mesmo esquema de partição, porém estou em dúvida como proceder em relação a Home que está em sda2, pois são muitos dados e como as portas são USB 2.0 temo que vai demorar para copiar 370 GB de dados. Como salvar somente o necessário da Home para que o sistema clonado de boot normalmente?

Se você realmente precisa desses 370GB de dados, não tem muito o que fazer. Uma opção é você realmente clonar a imagem do HD no novo HD e depois expandir a partição no HD novo. A cópia é mais rápida mas o processo bem mais trabalhoso, o que no fim pode torná-lo tão ou mais demorado.
O que você pode fazer é aproveitar para limpar algumas coisas como arquivos temporários, downloads antigos, … e copiar apenas o essencial.
Se você não tem muita experiência em mexer com imagens de disco, recomendo seguir pelo caminho mais tradicional e fazer a cópia diretamente pela interface gráfica e manter o HD antigo guardado por um tempo - sem uso - até que tenha a confiança de que todos os dados estejam salvos corretamente no HD novo. Mais vale algumas horas esperando do que um monte de dados perdidos.

1 curtida

Minha ideia é clonar só o raiz e copiar os arquivos de configuração da Home, no entanto, não sei como proceder como deixar as permissões como eram no novo hd.

1 curtida

A Raíz é moleza no próprio Gparted (em uma LiveCD) é só escolher a opção de copiar a partição e colar ela em outro HD sempre deu certo comigo…

E o backup do usuário com a home separada com somente suas configurações? Uso o Plasma do Neon.

1 curtida

Eu não tenho certeza mas acredito que no na sua home tenha uma pasta oculta na nomeada dessa forma .kde, e provavelmente nele tem os seus arquivos de configuração…

Mesmo com a Home separada?

1 curtida

Sim, mas eu não entendi o que você quer fazer, se você clonar as duas partições (supondo que o HD tem o mesmo tamanho ou maior) ela só vai bootar normalmente se reinstalar o grub dessa forma:

sudo mount /dev/sdb1 /mnt
sudo update-grub /mnt/boot/grub/grub.cfg
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdb

OBS.:Estou supondo que o seu novo HD seja o /dev/sdb por que se tiver mais dispositvos de armazenamento (Pendrives e outros HDs a sua identificação pode ser outra)

São duas partições no HD velho que serão replicadas no HD novo. E ambos os HD tem o mesmo tamanho de 500GB.

1 curtida

Se as duas partições forem replicadas as configurações do sistema e do KDE não mudará nada (por que os arquivos continuaram intactos em outro HD)

Faz a copia via porta sata em uma PC e seja feliz

1 curtida

Infelizmente não tenho PC somente Notebook.

1 curtida