Troca/Clonagem/Transferência de Sistemas

A situação aqui é o seguinte, possuo:
1 HDD de 1TB com Windows e Manjaro
1 SSD com Mint

Penso em trocar de sistema principal (o que fica no SSD) em breve, trocando o Mint pelo Manjaro, como vocês fariam essa transferência/clonagem/troca de sistemas da maneira mais “segura” possível?

1 Curtida

Com o LiveCD:

• Deletar o Mint
  • Usar cp -va ou rsync -ra para copiar os pastas do sistema do Manjaro (basicamente tudo menos a home) para o SSD
  • Editar a fstab
  • Reconfigurar o Grub com update-grub, grub-mkconfig, Grub Customizer etc.
2 Curtidas

Olá @TeijiW tudo beleza?

Eu faria backup do Manjarouusando o Timeshift e restauraria no disco onde está o Mint (após apagar completamente o disco).

Outra opção é fazer uma imagem do Manjaro usando o Clonezilla e restaurar no outro disco.

:vulcan_salute:

1 Curtida

O que seria o fstab? E por que não copiar a home junto?

Mas essa imagem funciona corretamente? De fato salva tudo?

Basicamente é como se você tirasse uma foto do seu sistema operacional e fizesse a restauração.

Dá uma pesquisada no YouTube sobre isso.

:vulcan_salute:

fstab é o arquivo /etc/fstab, que registra onde e como estão arranjadas as partições.

Como você vai mover uma das partições de lugar, é preciso editá-lo.

Não é que não pode, é que a maioria dos arranjos que eu vejo é Sistema SSD + Home no HD. Mas se seu arranjo for 100% SSD, mova ela junto.

1 Curtida

Senhores, achei esta solução, aparentemente o comando copia TODO o HD, mas eu gostaria de copiar somente a partição que o Manjaro se encontra, seria só alterar a partição que seria copiada?
E outra, e quanto a partição EFI?

Reconfigurar o Grub dá conta disso.

Não, ele não copia todo o HD. Ele copia, do HD (/dev/sda), os arquivos da primeira partição (1) e põe na primeira partição do SSD (/dev/sdb1). Só trocar o sda1 e sdb1 pelas partições correspondentes no Gparted/Kdiskfree/etc.

1 Curtida

É “seguro” simplesmente copiar para o SSD? Se sim, farei dessa maneira.

Decidi por reinstalar o Manjaro no SSD, mas infelizmente neste processo eu perdi o boot ao Windows 10. Posso pedir ajuda neste tópico ou devo abrir outro?
Se puder aqui, quais suas recomendações?

Acredito que sudo update-grub resolva.

2 Curtidas

Mudar a partição do sistema operacional é relativamente simples se você sabe como operar com o bootloader (UEFI, MBR, Grub) e atualizar pontos de montagem no fstab.

Mas quem não sabe, vai ter que aprender um monte de coisa! Daí eu ja recomendaria o clonezilla.

Pros aventureiros que queiram mudar o sistema de partição aqui vai um guia conceitual:

1. Preparar a partição de destino (particionar e formatar)
  2. Configurar o bootloader (GRUB) e adicionar manualmente uma nova entrada para o futuro raiz lembrando de mudar também dos parâmetros do kernel que são passados no boot (root=UUID=novouuid).
  3. Atualizar o bootloader (update-grub).
  4. Dar boot pelo pendrive ou outro sistema operacional instalado no hd. Isso deve ser feito pois para a cópia dos arquivos, o sistema operacional não pode estar rodando na partição fonte.
  5. Montar as duas partições (fonte e destino)
  6. Copiar os arquivos da fonte para o destino mantendo os atributos de origem e recursivamente cp -pr fonte/ destino/
  7. Ajustar o fstab do destino com os novos valores de UUID da partição raiz (e outras talvez também afetadas)
  8. Reiniciar o sistema. Através do menu você poderá entrar no “novo” sistema e ver se está funcionando corretamente (ou se vai dar problema na inicialização)
  9. Caso dê problema, você ainda pode entrar no sistema original pois não fez nenhuma mudança, e fazer alteração no fstab do “novo” sistema.

Agora que o sistema está funcionando redondo nas duas partições, dá para apagar os dados na partição antiga e dar update-grub no novo sistema. Deverá sumir a entrada do sistema “antigo” e estar duplicada a do sistema novo. Apague a entrada manual que foi feita no passo 2) e está tudo certo.

Esse procedimento pode ser usado caso queira mudar o tipo do sistema de arquivos do raiz, ex: de btrfs para ext4, desde que haja espaço livre no hd para as duas partições.

4 Curtidas

Infelizmente não, aparentemente perdi o boot do Windows…