Deixo aqui pro Dio fazer review no canal dene do Youtube desta distro: Trisquel GNU/Linux
Instalei-a ontem, 30/9/23, pois andava à procura duma distro que já viesse com o Linux-Libre já pré-instalado.
Já tem um ponto positivo: reconheceu os meus dois headphones wifi zerobroncamente, na maciota, o que me alegrou bastante. Contudo, também há um ponto negativo: Os microcodes Intel e AMD não estão nos repositórios (se calhar por serem código proprietário) - a minha dúvida é: Será que vai dá problema?
No que toca ao resto, não tenho visto qualquer problema.
Tem um detalhe que pode passar despercebido, é que ele pode ser instalado via net install e, como o Debian, dá pra instalar outros gerenciadores de janela como Gnome.
Testei o Netinstall numa vm e não gostei do Gnome. O Mate-Desktop está melhor visualmente falando, apesar de eu ser um gnome-user de carteirinha. Outra coisa que preciso entender é se posso instalar uma versão mais atualizada do kernel, pois pelo que vi, o linux-libre já vai na versão 6.3 e o Trisquel ainda usa o 5.15. Sei que o Trisque está a usar a versão LTS, mas sabes se dá para fazer o upgrade?
Outra coisinha, por favor. Gosto de animações, mas não quero instalar o Compiz devido aos seus diversos bugs. Ustou usando o Marco (picom: GLX) e vi que há alguma animação quando minimizamos as janelas e quando clicamos nos ícones, mas há como por as janelas gelatinosas e outras anmações ou estamos limitados a isto que já vem pre-instalado?
Cumprimentos
P.S.: Já consegui instalar um kernel mais upgraded, pois o kernel 6.2 já estava no repositório.
Mas a dúvida das animações continua ;))
Parece que o Marco é meio limitado em termos de animações. Quanto ao kernel, estão no repositório.
Eu instalo via synaptic os pacotes:
linux-image-6.2.0-33-generic
linux-modules-6.2.0-33-generic
linux-modules-extra-6.2.0-33-generic
Depois dou um sudo update-grub
Sugiro manter por um tempo o kernel antigo por garantia.
Instalei a versão 6.2 via apt. Mas vou ver se encontro tutoriais sobre i picom para ver se consigo pôr mais algumas animações naquilo.
Obrigado, brother.
Tem esse tuto aqui, mas diz que ele é pro X11 e não pro Wayland: