Triple boot com W10

Boa tarde a todos

Por uma necessidade profissional, terei que instalar o W10 no meu note.
Hoje tenho dual boot com “Arch” e “Ubuntu 20”.
Pensei em fazer o triple boot, e não tenho intenção de remover as duas distros, mas se não houver outra saída removerei o ubuntu.
Tenho uma pendrive bootavel (ventoy) com as ISO do Arch, W10, Ubuntu etc.
Pesquisei no fórum , mas não achei nada que pudesse usar como ponto de partida, ou até mesmo receita.

Alguém pode me orientar/ajudar?

Muito Obrigado

1 curtida

Não é nada de mais, eu tbm tenho triple boot, usando um SSD (pras partições de programas) e um HD (pra swap e partições de arquivos). O complicado (bom, é o que li mais de uma vez, não sei se ainda é assim) é que ao instalar o W10 no fim, vc poderá perder o grub das distros e corre o risco dele apagar o conteúdo da pasta boot/EFI. Se puder instalar tudo, eu faria ao contrário, começaria pelo W10 e daí instalaria cada distro - mas sei como é enjoado instalar Arch na mão e nem ideia de como deve ser pra configurar um multiboot nele.

Esperemos por mais ajuda do pessoal, aqui deve ter quem saiba melhor como te ajudar

1 curtida

Pois é.
Deixar o Windows por último é perigoso e reinstalar o arch é complicado mesmo.
Vamos aguardar…
Obrigado :vulcan_salute:

1 curtida

Se vc estiver gerenciando o boot pelo modo UEFI, deve ser bem tranquilo (eu nunca fiz, apenas teoricamente falando). Deixe espaço livre no disco que o windows deve se instalar lá e colocar o bootoader na partição efi. Ele vai marcar a opção dele como padrão, e depois vc muda para aquela que vc quiser gerenciar a inicialização. Depois do windows instalado, refaça as entradas do grub e teoricamente estará pronto.

Se for pelo modo Legacy a inicialização, daí vai dar mais dor de cabeça. Certamente o windows vai sobrescrever o grub e depois vc precisará fazer o processo de recuperação o grub. Se vc for malandro e tiver um pendrive sobrando, mande instalar o grub naquele pendrive antes de instalar o windows, e depois que o windows estiver instalado, dê boot via pendrive que vai iniciar o seu linux facilmente. Daí é só mandar instalar o grub de novo, dessa vez no disco principal.

2 curtidas

Instalar o Windows 10 em último é bem fácil quando se usa o DISM, só usar ele
Imagino que no Google tenha vários tutoriais

1 curtida

Pesquisei vários tutoriais sobre o DISM, mas todos se referem a ele como um reparador: corrige erros do windows update, para reparar um ISO do windows.

Vlw :vulcan_salute:

Vou verificar na bios como esta o boot.

Vlw :vulcan_salute:

Inicialização via Legacy

very eazy, reduz o espaço na partição do arch e do ubuntu, depois, usa o gparted em uma live iso qualquer pra mover as partições pra esquerda (se já não estiverem), instala o windows normalmente, após isso você pega a iso do arch, abre o seu arch em modo chroot. monta as partições do windows e do ubuntu nele temporariamente, reinstala o grub e instala o os-prober (se não tiver), roda o os-prober e depois gera novamente o arquivo de config do grub.

depois só iniciar que todos os sistemas estarão acessíveis pelo grub na inicialização, e o arch iniciará por padrão.

bem, pelo menos aqui em legacy sempre funcionou, windows nunca sobrescreveu meu boot na época que eu usava dualboot

1 curtida

Como está a partição do seu disco? Tem como criar nova partição? O particionamento é MBR ou GPT?

1 curtida

https://www.tenforums.com/tutorials/84331-apply-windows-image-using-dism-instead-clean-install.html

quando vc fizer o bcdboot (btw vc não precisa digitar g:\windows\system32\bcdboot g:\windows, só bcdboot tá bom) o Windows vai criar os arquivos de inicialização, mas o grub é que vai abrir, quando seu ubuntu ligar abre um terminal e digita sudo update-grub e o windows vai aparecer na lista quando vc ligar o PC

1 curtida

Sim. Tem como criar uma nova partição.

Boa noite para todos,

Depois de muita análise resolvi o seguinte:
Meu HD não é dos maiores e não vou estrangular o Arch e Ubuntu por causa do W10.
Uso muito as duas distros e não vou comprometer o desempenho.
Tenho um HD externo, de um Think Pad que foi para o espaço, que usava para backup.
Transferi esse backup para outras mídias, e usando o WinToUSB instalei o W10 nesse HD. Instalação foi perfeita e agora uso o W10 através desse HD conectado a usb. O carregamento não é muito rápido (50 sec) pois a usb não permite isso, mas depois roda perfeitamente. Já instalei o Office e outros e inclusive escrevo esse post por ele.

Agradeço MUITO os colegas que interagiram comigo, que me ajudaram, pois com certeza vocês me mostraram (indiretamente) qual caminho seria melhor.

Vida Longa e Próspera :vulcan_salute: :clap: :clap: :clap:

4 curtidas