Triboot, pasta home separada e KDE/Gnome

Galera é o seguinte: meu notebook atualmente funciona em dual boot, usando metade do HD em Win 10 e a outra metade Ubuntu, sendo esta segunda metade dividida em duas partições, uma para o sistema e a outra para a pasta home.

Ultimamente, tenho interesse em experimentar uma distro com interface KDE Plasma. Não que o Gnome não me deixe a desejar em nada no meu workflow, mas sabem como é, quero experimentar algo além. Toda minha vida linux foi no ubuntu standar.

As perguntas são:

  1. posso criar uma partição nova e instalar uma nova distro lá, usando a mesma pasta Home que utilizo para o Ubuntu? Tipo dois sistemas diferentes, mas com a mesma home?

  2. qual Distro vcs me recomendariam para fazer isso?

  3. em não sendo possível, qual distro vocês recomendariam para alguém que está entre iniciante e intermediário, porém não muito bom ainda, e só quer ter uma boa experiência e workflow digno para propósitos profissionais (sou advogado, então não preciso de nada muito complexo)

É, acho que isso é tudo!

1- Só se a /home já estiver em uma partição separada
2- Faz com o kubuntu, vai ter menos risco de ter conflito de config por ser a mesma base

Ela já está numa partição à parte. Então vou conseguir acessar tranquilamente pelas duas distros. Muito bom.