De acordo com Tim Holmes-Mitra, atualmente o Ubuntu possui três lojas de aplicativos, a clássica, a feita pela comunidade, escria em Flutter e a nova loja oficial que está quase pronta, por ora denominada de App Store.
O problema é que App Store é justamente o nome da loja de aplicativos da Apple e apesar de ser um excelente nome, centrado em sua funcionalidade, não poderá ser utilizado pelo Ubuntu. Snap Store é uma denominação voltada à sua forma e não é algo tão intuitivo, sendo assim, provavelmente adotarão Ubuntu Store.
No momento, grande parte ds funcionários da Canonical estão de férias, mas isso está prestes a acabar, sendo assim, a partir da próxima semana, provavelmete a nova loja já será adicionada ao Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur, em construção. A princípio, versões LTS ainda com suporte, não deverão ter a loja clássica substituída, mas isso poderá acontecer em algum momento.
A loja mantida pela comunidade permanecerá disponível aos interessados, que continuarão precisando instalá-la
5 curtidas
Tá ai uma coisa que não entendo, porque não unir todas as loja em uma só? facilitaria muito, acho que a galera do linux precisa se empenhar mais e unir ao invés de segregar
1 curtida
Basicamente isso é devido a própria natureza de liberdade, tornando virtualmente impossível unir vários projetos com visões de mundo tão diferentes (porém esse não é o caso aqui da loja do Ubuntu).
No caso do Ubuntu ele usa um fork da GNOME Software e está desenvolvendo outra central de software seguindo sua visão. Enquanto a comunidade Ubuntu fez outra loja.
Nesse cenário só depende da Canonical, e de ninguém mais (pois ela controla o Ubuntu). Mas é inviável unir as 3, pois são bem diferentes - o fork da GNOME Software é meio que algo provisório até a loja nova chegar (e felizmente está com seus dias contados, pois é um péssimo fork) - agora o que a Canonical pode fazer é entrosar com sua comunidade e se unir para nova loja (nem que seja pegar os conceitos de uma, a feita pela comunidade, para outra oficial).
Saindo do Ubuntu em questão e indo para algo mais genérico e geral no mundo Linux, basicamente projetos tem visões diferentes e por isso as vezes não é possível criar algo único. O que dá pra fazer é seguir “especificações únicas” - “padrões em comum” - daí entra o Freedesktop e cabe cada projeto seguir ou não esses “padrões”.
E nesse caso em especial, como mencionei, só depende da Canonical, visto que a decisão é algo que afeta apenas seu sistema operacional.
2 curtidas
A boa e velha App Centre funcionaria