Treinar comandos do shell

Bom dia pessoal , Sou novo no universo GNU/Linux Já usei a alguns anos atrás mas não fui muito a fundo tive meus primeiros contatos em meados de 2008 foi bem pouco depois cheguei a usar novamente em 2013 na faculdade de Análise e desenvolvimento de Sistemas (infelizmente tive que trancar por Força Maior :disappointed_relieved:) usei por pouco tempo tbm e atualmente descidi usar de vez e me aprofundar no assunto !!! quero muito aprender shell bash gostaria de praticar os comandos do terminal manipulação de arquivos entre outros mais queria sabe a melhor forma q não prejudique o OS principal neste caso o Mint 19.1 porém minha máquina e bem básica montei com umas peças q estavam guardadas aq e no momento não tenho nada melhor é um Uma placa mãe Foxconn 45CSX Processador Intel® AtomTM 330 com 1Gb de RAM não tenho possibilidade de usar uma máquina virtual pra ter um ambiente controlado como o Dio sugere no canal , teria alguma opção nesse caso , se eu usar um pendrive no modo live eu seria limitado para alguns comandos ou da de boa !?
Dez de já agradeço a atenção e a compreensão de todos pois não sei muito ainda sobre esse belo universo GNU/linux

Tem sim, se chama chroot, agora eu não posso mas se quiser explico como proceder mais tarde

1 curtida

ok estou aguardando , OBG

Cara, pode treinar tranquilo no seu sistema, só não saia testando todo e qualquer comando que encontra na net. Uma dica que dou é que não use um comando sem que antes atenda os requisitos:

  1. Saber qual a função do comando;

  2. Saber como funciona o comando (sintaxe correta, parâmetros) - uma boa forma de fazer isso é consultar a opção de ajuda.

2 curtidas

Então Willian atualmente faço isso , vejo o conceito do comando na maioria das vezes eu estudo com o auxílio do YouTube já pra evitar de fazer caquinha :poop: … pq tenho receio em dar pau no OS já formatei algumas vezes a máquina testando algumas distros é acabei parando na Linux Mint , não sei se o Debian e bom pra quem está iniciando no Gnu/linux ou se seria melhor saber mais pra usar essa distro

Debian não é distro pra iniciante não, as melhores opções são o Ubuntu ou Mint. Mas, caso queira conhecer um sistema baseado em Debian, sugiro que dê uma olhada no meu blog SparkyLinux-GameOver.BR.

1 curtida

Blz Willian vou visitar seu blog e ler o seu artigo