Saudações! Me chamo Davi e utilizo o Manjaro XFCE.
Ocorre muitas vezes em que estou programando e meu computador trava, é muito chato. Isso apenas com três programas abertos, o VSCODE, VLC e o TERMINAL. Gostaria de entender o porquê disso. Já utilizei Windows com esta mesma configuração e não me ocorreu. Não quero sair do manjaro, já pulei de distro em distro procurando a que me encaixasse, já utilizei o Pop!OS e me agradou muito, com menos travamentos (GNOME, sim, muito estranho), mas não queria deixar o Manjaro, amo o Arch. Então, como podem me ajudar? Segue abaixo o output do inxi -F:
OBS: Até deixei o Chrome/Chromium pelo consumo excessivo pelo Firefox, mas não resolveu muito
Eu tenho um Lenovo ideapad 310; estava louco já, uso Manjaro com KDE, tentei migrar pro KDE Neon e nada dava certo, muito travamento, e eu acreditando ser drives ou o Firefox, mas nada resolvia… depois de muito pesquisar, fui saber que os travamentos, com congelamento da tela e mouse, é comum a problemas do kernel. Simples, voltei pro Kernel 4.19; tá rodando belezinha. Show de bola, não troco o Manjaro e meu KDE por nada.
Meu sistema:
Sistema operacional: Manjaro Linux
Versão do KDE Plasma: 5.18.5
Versão do KDE Frameworks: 5.70.0
Versão da Qt: 5.14.2
Versão do kernel: 4.19.122-1-MANJARO
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz
Memória: 3,8 GiB de RAM
Tava até desistindo de usar o Manjaro; que é minha distro favorita; e como não conseguir rodar o KDE Neon, ia até testar outras DE’s; fiquei com o notebook assim por alguns meses, bem ruim; e não achava o problema. No monitor do sistema nada acusava, nenhum processo usando muita RAM ou processamento de CPU; drives atualizados pra minha Intel Graphics 520… fui ver por acaso num outro fórum alguém dizer que tais travamentos é comum a problemas com o kernel, como meu hardware não é novo, e nenhum software me obriga a usar o Kernel 5 xx; voltei pra última versão LTS recomendada, simplesmente solucionou tudo. Nada trava, fluidez total, sistema belezinha… KDE cada dia mais rápido e leve.
No próprio Manjaro tem uma ferramenta gráfica pra instalar kernel; vai no Manjaro Settings e na opção Kernel instala o Kernel de seu desejo, sem desinstalar o kernel atual, sugiro ir sempre no “recomendável” que LTS. Aí quando vc der o boot novamente na máquina, vc na tela de grub vai em opções do Manjaro e entra no kernel que vc instalou.
Não estou conseguindo instalar, dá um erro 404 mas ja verifiquei a internet e está funcionando. Segue o erro:
The following packages will be installed:linux54Startingresolving dependencies…looking for conflicting packages…Packages (1) linux54-5.4.40-1Total Download Size: 80.85 MiBTotal Installed Size: 141.80 MiB:: Proceed with installation? [Y/n]:: Retrieving packages…Errors occurred, no packages were upgraded.error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from repo.ialab.dsu.edu : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from mirrors.ucr.ac.cr : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from mirror.csclub.uwaterloo.ca : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from manjaro.mirror.garr.it : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from mirror.is.co.za : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from mirror.dacentec.com : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from mirror.rise.ph : The requested URL returned error: 404error: failed retrieving file ‘linux54-5.4.40-1-x86_64.pkg.tar.xz’ from ba.mirror.garr.it : The requested URL returned error: 404warning: failed to retrieve some fileserror: failed to commit transaction (failed to retrieve some files)
Vou dá uma pesquisada, se não são os repositórios do Manjaro; estou com uma atualização que parou num pacote e não continua o download desde cedo da noite. Pode ser os repositórios oficiais do Manjaro.
Beleza cara, espero que dê para resolver logo. Dei uma pesquisada que dá para fazer pelo terminal, é bem fácil até, mas tenho medo, não quero perder nada.