Olá, eu uso o linux mint xfce pois meu Pc é uma carroça é um incrível dual core Pentium E5300 com incríveis 2gb de memoria ram ddr3 e o sistema em si roda de boa porém quando abro um navegador ou o vscode o Pc trava mais que windows com baidu, eu queria saber se tem alguma dica pra contornar isso, mesmo se for algo que melhore só um pouco. Ah e eu até poderia instalar um arch ou ubuntu minimal da vida, sistemas que testei em maquina virtual e ficaram bem rápidos porém não posso fazer isso porque meu pc está em dual boot com windows pois outras pessoas utilizam ele também e fazer dual boot nessas distros mais “parrudas” é bem chatinho pra alguém que não tem tantos conhecimentos técnicos. Ah já ia esquecendo, muito obrigado a todos!
Olá walefy, talvez o problema de travamento esteja no programa que você está tentando acessar, sei como é ter um pc carroça hahaha, você não deixou claro qual navegador você utiliza, caso seja o chrome//firefox você pode tentar substituir pelo Opera. É bem mais leve, ja possui adblock e vpn inclusos.
Em questão a IDE, acho o VsCode bem pesadinho, você poderia substituir-lo pelo SublimeText, ele é beeeem mais leve e é gratuito.
Espero ter ajudado
free -h
com os programas abertos e com a quantidade de abas com site carregados e diga quanto de swap gasta.
Eu uso o sublime Text, mas uso ele pra linguagens que eu já sei, para aprender alguma linguagem nova eu acho que o VsCode é melhor, mas isso é abito e todo abito pode ser mudado kkkkjk, eu uso o vivaldi e chromium mas vou testar o opera, muito obrigado pelas indicações.
Você pode também utilizar esse comando no terminal ao iniciar o computador, ele vai atualizar e remover alguns arquivos desnecessários.
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade && sudo apt-get autoclean && sudo apt-get clean && sudo rm -fr /home/$USER/.local/share/Trash/files/ && sudo apt-get autoremove
Meu swap ta gastando cerca de 100mb, creio que seja porque eu diminui a porcentagem que ele começa a “trabalhar”
Eu tenho esses comandos iniciando junto com o sistema, tirando o de trash porque essa pasta não existe no meu sistema
Pronto esse é o problema o kernel ao invés dele usar a swap de uma vez e continuar o seu trabalho ele fica fazendo varias tentativas de gerenciamento de memoria vão e essas tentativa vão de gerenciamento de memoria da as travadas.
E quanto mais perto do 0 o swappiness estiver mais o kernel vai tentar não usar a swap o problema é que a memoria ja esta full ele devia usar logo mais não usa fazendo o engasgo.
O padrão é 60 mais pode colocar 100 que vai dar bom.
Vou fazer o teste, mas esse numero indica a porcentagem de memoria ram, se eu colocar 100 ele não vai estar desperdiçando memoria porque ele vai começar a usar o swap antes da memoria estar cheia?
O Windows tem esse problema o Linux gerencia a memoria diferente do Windows.
Enquanto o Windows usa a swap independente da memoria estar vazia o Linux usa a swap somente quando a memoria esta cheia.
Não tem o que conversar é só você colocar 100 ai você mesmo vai notar que a diferença é indiscutível.
Muito obrigado, eu tinha feito a mudança pois li em alguns lugares que reduzir o swappiness melhorava a performance, eu coloquei em 100 agora
Saiba que o swappiness é também definida no código fonte do kernel Linux acredite o Linus Torvalds desenvolve o kernel com o maior desempenho que foi possível para a época.
Logo o swappiness que ele definiu é o melhor para os usuários mais é claro se alguém descorda pode modificar.
Áleas foi ate pensando no desempenho que o kernel não usa a swap ate que seja necessário o uso.
Agora se me perguntar do porque o Windows não é assim eu não faço ideia o que eu sei é que se desativar a swap do Windows ele fica instalável.
total used free shared buff/cache available
Mem: 16365216 3972416 3042156 642580 9350644 11346488
Swap: 16777212 0 16777212
Esta a 100 swappiness e não usa swap.
Tem muita coisa no mundo linux que eu não, mas sempre estou disposto a aprender, seja algo pequeno como modificar o swappiness ou algo mais avançado. Eu não aguentava mais Windows, entendo quem goste dele mas não é pra mim kkkk
Meu pc da xuxa tá lutando pra se manter vivo kkkkk
Ue tem ~1GB disponível ue da para abrir algumas paginas do firefox antes de ficar lento.
Estou utilizando o opera e ele realmente é mais leve
Da pra iniciar o chrome, (basinga)
ele tá mais de boas por que só o opera tá aberto
Roda ai uns 3 dias e depois de 3 dias marca como resolvido para mais pessoas manterem o swappiness no padrão que e 60.
Okay, farei isso, Obrigado.