Travamentos constantes tanto no Pop!_OS quanto no Fedora 32

Olá pessoal.

Eu tenho uma máquina da Dell que eu usava Windows. Resolvi então migrar de vez para Linux. Escolhi o Pop!_Os. No começo funcionava tranquilo, mas começaram a acontecer congelametos etravamentos do nada. Muitas vezes o sistea travava, sem ter motivo aparente ( estava apenas com uma aba de navegador aberta e um editor de texto). Havia também problemas de queda no sinal de wifi, etc.

Resolvi mudar para o Fedora. O mesmo acontece. Eu não sei se é problema do Hardware ou é algum problema no Gnome ( comum a ambos).

Envio aqui um relatório de logo do sistema.

Bem provável que sua memória RAM esteja apresentando algum defeito. Se você utilizasse o Windows iria aparecer a famosa tela azul.

Tente tirar o pente e dar uma limpada nele com álcool isopropílico.

1 curtida

Obrigado pela sua resposta. Pode haver possibilidade de ser hardware, mas acho pouco provável. No Windows, nunca tive tela azul e já usei por 2 anos nessa máquina.

Começa pelo básico:

  1. Em live-USB, roda Memtest e carrega um Cinnamon (mais pesado ainda que Gnome) e veja o comportamento com um sistema carregado 100% na RAM
  2. Faz análise do HD (não lembro do comando, o pessoal aí pode ajudar) - ou descola uma iso do Hiren e faz os testes
1 curtida

Valeu. Eu achei o teste SMART para HD, no próprio aplicativo “Discos” do Gnome. Deu tudo ok. Lembro uma vez que, por curiosidade fiz o teste de disco, na época que usava Windows nessa máquina e também deu tudo certo.

Eu estou suspeitando em algo com a GPU ou processador. Teve uma vez que um dos monitores perdeu vídeo e depois voltou. Faz sentido na questão de travamento pois é algo com vídeo. Só não entendo o problema de queda de rede wifi e também de erros em saída de áudio.

Fica de olho que Fedora acaba atualizando Kernel constantemente. Se for algo com firmware acaba resolvendo. Fedora 32 aqui pra mim tem velocidade no Wifi extremamente baixa. Porém, após atualizar se resolveu e desde então tranquilo.

Já reparei que algumas distribuições funcionam melhor com determinados hardwares. Quem sabe se quer mesmo Gnome ainda tem a opção do Ubuntu pra testar. Ou até um Debian com Gnome - pelo menos o sitema está exaustivamente testado.

1 curtida

Você utiliza amd? Instalei o pop_os e o ubuntu e percebi os mesmos problemas que mencionou. No meu caso, apesar de não ter certeza, acho que é problema de compatibilidade com minha placa de vídeo vega. Vi em vários fóruns muito gente reclamando da mesma coisa. No meu caso o jeito é esperar algum novo kernel ou suporte dos drivers por parte da amd para o meu modelo. Por enquanto, resolvi usar o mint 19.3 e está tudo correndo perfeito.

2 curtidas

Sim, utilizo um Ryzen 7 1700X com uma Radeon RX 570. No caso isso contribui ainda mais com a minha suspeita. Acho que não tem muito o que fazer a não ser esperar mesmo. Vou ficar de olho, qualquer atualização eu falo por aqui.

Fica de olho nesse site: https://www.amd.com/pt/support
Verifica se já tem o suporte para as suas peças. Infelizmente no meu caso só tem para windows ainda. Uma outra sugestão é ir tentando buscar um kernel novo ou algum outro até achar uma melhor compatibilidade. Eu testei o novo kernel 5.8 na esperança de resolver, mas não adiantou. Por algum motivo que desconheço, instalei um um kernel mais antigo (5.0) no mint e melhorou muito. Sugiro só ter cuidado com as mudanças de kernel. No meu caso, fui testando em um dual boot, nao no meu sistema principal para se der merda nao ter problema.

Os primeiros ryzen podem apresentar um problema que trava o computador, especialmente quando não está fazendo nada. A solução é alterar uma opção no firmware. Na minha placa msi é colocar “disabled” na opção “Global C-state Control”.

Sofri durante meses com travamentos aleatórios, a maioria deles durante a noite quando o computador ficava ligado sem uso. Depois que alterei essa opção praticamente acabaram-se os travamentos.

Estou com o mesmo problema de travamento.
Agora, sou mais propenso ainda em achar que é problema com o kernel em hardware AMD.
Tenho dual boot em um Acer A315 - Ryzen 5 3500U com gráficos híbridos Vega 8 / Radeon 540x. Uso o Ubuntu 20.04 (Kernel 5.4) e Windows 10.
Irei acompanhar essa thread pra contribuir caso ache alguma notícia.

1 curtida