Travamento no meu sistema Linux

Meu sistema anda travando muito, congela o mouse parece que para, se está tocando música continua a música do Spotify, se está no Firefox ele fecha e demora para abrir algumas coisas.
O Hd é novo. O pc é antigo porém não faço ideia do que seja.
Alguém pode me ajudar?

1 curtida

pode ser a memória ram

1 curtida

Vamos começar pelo básico: Quanto de memória RAM tem seu PC e quanto o sistema consome? O driver de sua placa de vídeo NVIDIA está instalado?

1 curtida

Bem, inicialmente meu conputador tinha 8 gb depois queimou uma e ficquei com 6 gb, dos 6gb instalados 4gbs funcionam porém tem algum ali que não funciona.
Minha placa mãe tem 4 slots para poder colocar 2gb em cada.
Tem essa foto aqui que mostra que algumas vezes minha tela fica manchada.
Respondendo a segunda pergunta meu pc utiliza 1.5 gb/ 4gb reconhecidos.

A placa de vídeo fala que está instalado, porém eu não instalei.
Ela é a Geforce 9500 gt.

Olá! Tudo bem?
Qual sistema operacional você tá rodando?

Essa tela manchada pode ser problema de hardware gráfico, ou problema de drive de vídeo pois, como você mencionou, o sistema está reconhecendo um hardware que não está em execução.

Você já está com um diagnóstico de que alguma coisa não está funcionando com as memórias RAMs. Estes congelamentos podem estar relacionados a elas.

O que eu recomendaria você fazer, como conselho, seria identificar o pente de memória defeituoso e remover ele da máquina, deixando os 4gb em dual channel. Caso o problema seja com o slot e não com o pente, deixe o slot vazio.

Recomendaria também uma instalação limpa do sistema operacional para evitar essas incompatibilidades de drivers, eu particularmente nunca vi isso de um sistema operacional reconhecer uma placa que não está instalada. Se isso está ocorrendo, tem alguma coisa errada.

Abraços!

2 curtidas

Meu sistema atual é o Zorin Os nessa máquina que está com esse defeito. Outra máquina uso o Ubuntu, tinha vontade de instalar o Pop os mas sem sucesso no boot.

Em relação as memórias eu vou tirar para testa-las, a placa de vídeo talvez esteja morrendo, ou precisa de uma limpeza, o driver mostra mas aquilo na tela parece ser a placa de vídeo.
Vou fazer os testes hoje para ter um novo diagnóstico.
O sistema limpo que você diz, qual seria?

1 curtida

Pois é, das poucas vezes que vi estes artefatos na tela eram referentes a problemas de hardware. Mas pode ser driver também.

Você tá usando o Lite? Se não, recomendo que tente o Zorin OS Lite, entendo que talvez seja mais adequado para sua máquina.

Neste caso eu estou me referindo a fazer uma instalação nova do sistema operacional, formatar o sistema.

Espero que você encontre o problema!

1 curtida

Entendo vou averiguar meus hardwares para poder resolver esse problema que vem me encomodando um tempinho já.

Eu uso o Zorin Os core a versão mais atual. Qual será a diferença? Perderei na parte de design?Igual tem grade de Windows, Mac, Ubuntu…

Vou fazer uma nova formatação para minha máquina ser mais proveitosa.
Obrigado pelas dicas!
Espero resolver esse problema rápido!

1 curtida

O Lite consome menos recursos e mostra ser adequado para sistemas mais antigos ou com baixa capacidade de hardware. Já o utilizei em um i3 de primeira geração, e funcionou muito bem.
Porém sim, perde-se no design. Você pode tentar no futuro experimentar para ver se te agrada.

Comigo começou a acontecer uma doidera nesse estilo depois que eu transportei o PC de carro. Achei que fosse a placa de vídeo morrendo, mas resolvi tirar e colocar novamente a placa de vídeo e o problema se resolveu. Acredito que o transporte tenha mexido no encaixe da placa de vídeo e deu problema de perda aleatória de vídeo e travamentos com kernel panic do driver amdgpu.

1 curtida

Ah sim, parece mesmo que é a placa de vídeo, eu realmente movimentei a CPU aqui na estante. Vou ajustar a placa de vídeo no encaixe para resolver esse problema.
Obrigado pelo relato e pela dica :handshake:

1 curtida